BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Suspensa a retirada de óleo do navio Vale Beijing

A operadora do Vale Beijing, a sul-coreana STX Pan Ocean, pediu suspensão da retirada de óleo do navio. Diante do pedido, a operação de retirada de 2,5 mil toneladas de óleo diesel e óleo bruto, que estão nos tanques de combustível está temporariamente sem data prevista para acontecer.

O motivo do adiamento é que alguns equipamentos necessários para a realização da operação, como um scanner a prova d’água e uma barreira móvel para evitar alastramento de vazamentos de derivados de petróleo, ainda não chegaram ao Maranhão.

O navio chegou a receber 263,4 mil toneladas de minério e 7,5 mil toneladas de derivados de petróleo antes do incidente e apresentou um desnivelamento de quatro metros entre a popa (parte traseira do navio) e a proa (parte dianteira da embarcação) por causa do volume de água que entrou no tanque rachado.

Um inquérito administrativo foi aberto pelos militares para investigar as causas do incidente, logo depois que as rachaduras foram percebidas: trabalha-se com hipótese de erro na operação de embarque de carga, problemas na construção do navio, que estava em sua primeira viagem, e fadiga do material. Ao mesmo tempo o Ibama notificou o armador sul-coreano e passou a monitorar a embarcação. Nenhum vazamento de óleo ou da carga de minério de ferro foi detectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário