BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Polícia prende dois assaltantes com os produtos do roubo na mão

Durante o último fim de semana, a Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de envolvimento em assaltos no município de Chapadinha, a 247 km de São Luís. Vanderson Mendes da Silva, de 19 anos, foi preso na sua própria residência, localizada na Avenida Raimundo Oliveira, Bairro Areial.

Segundo Lino da Trindade Fournier, delegado plantonista, Vanderson da Silva foi surpreendido quando chegava em sua casa com os produtos do roubo. Na delegacia, Vanderson da Silva foi atuado por furto, sendo arbitrada uma fiança no valor de um salário mínimo. Após o pagamento, ele foi liberado.

Foi preso também Jonathan Viana dos Santos, de 23 anos. A prisão aconteceu na Rua Sebastião Barbosa, Bairro Terra Dura. No momento da abordagem, o homem estava com um portão de ferro furtado de uma residência.

De acordo com a polícia, Jonathan Viana estava em companhia de um adolescente no momento da prisão. Os dois estavam transportando o portão em uma bicicleta quando foram surpreendidos. Após os procedimentos, Jonathan foi direcionado para o Centro de Detenção Provisória.

Dilma agradece medalhas e diz que veio cumprir compromisso com os maranhenses


Após inaugurar obra de alargamento do cais sul do Porto do Itaqui, a presidenta Dilma Roussef seguiu para o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, onde foi condecorada com medalhas. Ela recebeu as medalhas da Ordem dos Timbiras, pelo Governo do Estado, e Manoel Bequimão,homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Em resposta às homenagem, Dilma agradeceu e falou de compromisso com o povo do Maranhão. "Quando a Roseana me disse em Brasília que São Luís fazia 400 anos eu me comprometi em vir, e hoje estou cumprindo a promessa e o meu compromisso com os maranhenses. Obrigada pela homenagem e pelo carinho." Disse Dilma Rousseff.

Rafinha Bastos xinga Luciano Huck após apresentador recusar bafômetro em blitz





Na madrugada do último domingo, dia 2 de dezembro, Luciano Huck foi parado na blitz da Lei Seca, na avenida Niemeyer, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, sendo multado em R$ 957,70 e somando sete pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que foi apreendida. Huck apresentou outro condutor habilitado e o carro foi liberado.

O apresentador relatou o fato em seu Facebook, confessando o erro e apoiando a operação. Na manhã desta segunda-feira, o comediante Rafinha Bastos não achou o desabafo de Huck nada engraçado. E usando o mesmo Facebook, criticou duramente o apresentador: "fez merda" e "pega um táxi, seu bosta".

Confira a mensagem de Luciano Huck:

Deveria ter seguido o exemplo da minha esposa, e 'ir de taxi'. Apoio amplamente a Operação Lei Seca. E acredito que um dos seus maiores ativos é que, de fato, vale para todos. Não tem "jeitinho" para ninguém. Ontem à noite, jantei em nossa casa e tomei um copo de vinho. Antes de dormir resolvi dar um abraco em um amigo que completava 70 anos de vida e 50 de tv, em um clube a 800 metros de nossa casa. Fui parado na blitz, e achei melhor não fazer o teste do bafômetro. E agora pago, consciente, as consequências.
Valeu a lição. E vale, também, ressaltar a educação dos policias e agentes que estavam envolvidos na operação.
Vida longa à Operação Lei Seca. E que venha a Operação Parar Sobre a Faixa. Operação Jogar Lixo no Chão. Operação Respeite os Ciclistas. Operação Pedestre. Entre tantas outras.

Carta para Luciano Huck:

Luciano, você bebeu antes de dirigir. Fez merda. Mas não se preocupe: Para a maioria do país, comunicador FDP não é aquele coloca a vida dos outros em risco, é aquele que fala o que pensa. Fique tranquilo. No fundo você está pensando: "Só bebi um pouquinho e estava a 20 Km/h. Essa lei é muito radical no Brasil e com a dose que bebi, eu não seria sequer multado em nenhum outro país". Não é isso que está na sua cabeça? Eu sei que é. Eu conheço cabeça de playboy inconsequente. Mas é claro que você não vai dizer nada disso. Sabe por que? Porque dizer o que pensa é mais arriscado do que dirigir alcoolizado. Você nunca falou nada que desagradasse o seu público, não é em um momento de crise que você irá fazer isso, tô certo? Você não vai jogar fora toda uma credibilidade construída durante anos de assistencialismo barato na TV, não é? Para se sair bem desta, segue a minha dica: Fala que não agiu certo. Isso. Veste aquela máscara de celebridade arrependida e vai pra TV fazer de conta que você se importa com o assunto. Melhor ainda' Faz campanha contra a combinação direção álcool. Perfeito! Nossa, vai pegar super bem! O povo vai te amar ainda mais.
Genial.
Bem... Nem sei porque estou aqui dando dicas. Você sabe muito bem o que fazer, afinal, teatrinho falso na TV é a tua especialidade.
Tenho certeza que tudo vai acabar bem.
E da próxima vez, se não for atrapalhar muito a sua vida, tenta não colocar a vida dos outros em risco. Pega um táxi, seu bosta.

No mesmo dia, os atores Kayky Brito e Eri Johnson também sofreram as mesmas penalidades, ao serem parados na mesma blitz e recusarem o exame do bafômetro.

Homem é preso com duas armas e munições que eram escondidas no guarda-roupa

Foi preso nesta segunda-feira (3), por policiais da Delegacia da Cidade Operária (Decop), Paulo Magno Castro Teixeira, conhecido como "Mojô. Ele foi autuado em flagrante portando dois revólveres C-38 com a numeração raspada e 10 balas intactas. Com o preso, foi encontrado ainda dois cigarros de maconha, dois rolos de fita, estilete e apreparos de enrolar maconha. "Mojô" é suspeito de vários assaltos e tráfico de drogas.

De acordo com informações obtidas com o titular da Decop, delegado Dicival Gonçalves, as armas que foram encontradas com Paulo Magno, estavam escondidas no guarda-roupas no quarto do suspeito. Ele alegou porém, que possuía as armas para defesa pessoal. Paulo Magno será encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficará a disposição da justiça.

Unidades prisionais: mais de 23 mil candidatos farão o Enem

Processo seletivo será realizado nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5).

Brasília – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado amanhã (4) e quarta-feira (5) em unidades prisionais ou socioeducativas para 23.665 candidatos em todo país. Adultos e menores privados de liberdade farão as provas nas unidades indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados. A prova será realizada às 13h, horário de Brasília.
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diferentemente do Enem tradicional, a prova aplicada para pessoas privadas de liberdade é realizada em dias úteis para evitar a movimentação que ocorre em presídios nos finais de semana, por causa dos dias de visita.
Assim como a já aplicada em novembro, o exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, cada. Nesta terça-feira (4), os candidatos farão prova de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. Na quarta-feira (5), serão aplicadas as provas de linguagens, matemática e de redação, em um total de cinco horas e 30 minutos.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de dezembro, no portal da autarquia. Os resultados finais só podem ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária.
Na edição tradicional deste ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos, nos 15.076 locais de provas, em 1.615 municípios do país.

SSP apresenta suspeito de chefiar tentativa de fraude

Antônio Ferreira Lima Sobrinho seria o responsável por passar o gabarito do concurso da Segurança.

Foto: Ingrid Assis/Imirante
SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP-MA) apresentou, na tarde desta segunda-feira (3), o chefe da quadrilha que tentou fraudar o concurso público para a área da Segurança, que foi realizado no sábado (1º) e no domingo (2). Antônio Ferreira Lima Sobrinho já havia sido aprovado em vários concursos no Estado, entre eles: o da Prefeitura de Igarapé do Meio; o de São José de Ribamar; o dos Correios, de 2008 e 2011; do Banco do Nordeste; entre outros.
Ele era o responsável por responder a prova e passar o gabarito para os demais envolvidos. O preço por pelas respostas das provas era variado, chegando a custar R$ 15.000, por pessoa.
Segundo o Secretário de Segurança Aluísio Mendes, parentes de pessoas associadas ao tráfico de drogas, também, participaram da fraude no concurso da Segurança. "Parentes de três pessoas que tem envolvimento no tráfico de drogas, que até já foram presas, estavam fazendo a prova e participando da tentativa de fraude", afirmou o secretário. Para Aluísio Mendes, isso confirma uma tentativa dessas facções criminosas terem influência diretamente no sistema de segurança do Estado.
Na oportunidade, Aluísio Mendes frisou que não houve fraude no concurso da segurança. "Não houve fraude, teve uma tentativa de fraude. O trabalho para a prisão dessas pessoas iniciou um mês antes do concurso, portanto, tínhamos controle total”, destacou.

Preso homem suspeito de matar o irmão no Caratatiua

Arleison Bruno de Araújo foi preso, juntamente, com Telmo Louzeiro, cumplíce no homicídio.
.
Foto: De Jesus/O Estado
SÃO LUÍS - Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Maranhão prenderam na manhã desta segunda-feira (3), Arleison Bruno de Araújo, no bairro do João Paulo. Ele é suspeito de matar com mais de dez tiros de pistola calibre 380, o irmão Joarlison Amorim Ferreira, conhecido como Teté, de 17 anos, na última sexta-feira (30), no bairro do Caratatiua. O crime foi praticado com a participação de Telmo Ribeiro Louzeiro Júnior, de 18 anos, morador da rua Tapajós, na localidade Barés (João Paulo), que também foi preso. A polícia apreendeu um veículo Chevrolet Agile escuro, de placas NNC - 1607, utilizado no crime, além de uma moto Honda CG-150 vinho, placas NWV - 7798
De acordo com a polícia, Arleison Bruno e Telmo Júnior estavam acompanhados de uma terceira pessoa, por enquanto identificada apenas como Jiu-Jitsu. Na ocasião do crime, que ocorreu por volta das 11h de sexta-feira na rua Francisco Alves, bairro Caratatiua, o trio teria avistado o adolescente em companhia de um "parceiro de assalto", identificado apenas como Tio Ram. Os dois foram alvejados com vários disparos pelos suspeitos.
"Tio Ram foi baleado na perna e se encontra internado no Hospital Municipal Djalma Marques [Socorrão I]. Teté, por sua vez, foi atingido com cerca de 10 tiros, a maioria na altura da cabeça. Mesmo ferido gravemente, o menor ainda tentou, sem sucesso, escapar da morte invadindo uma casa. Um dos últimos assaltos que praticaram foi em uma revenda de frangos, no bairro Vila Palmeira, e uma das vítimas era um militar", revelou o PM.
Arleison Bruno de Araújo e Telmo Louzeiro Júnior foram localizados após a polícia receber informações repassadas pelo Disque-Denúncia (3223-5800), que indicaram o endereço e características físicas dos suspeitos. Depois de presos, os dois foram conduzidos ao 2º Distrito Policial (João Paulo), onde foram autuados ainda em flagrante pelo delegado Gustavo de Alencar e, posteriormente, levados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Dilma e Roseana inauguram berço 100 e alargamento do cais sul do Itaqui

A presidenta também inaugurou o alargamento do cais sul do Porto do Itaqui.
Foto: Divulgação
SÃO LUÍS - Uma das obras de expansão de maior importância para o Porto do Itaqui, a construção do berço 100 e alargamento do cais sul, foram inaugurados, nesta segunda-feira (3), pela presidenta Dilma Rousseff e pela governadora Roseana Sarney. A inauguração abriu a agenda de compromissos da presidenta em sua primeira visita a capital maranhense. O descerramento da placa contou com a participação do presidente do Senado, José Sarney, do ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino e do presidente da Empresa maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fosati. A obra de R$ 139,5 milhões integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“O Maranhão com este porto oferece uma contribuição decisiva para o Brasil e para a melhoria da nossa logística, porque os portos são um dos elos principais da cadeia logística. Ter um porto aqui viabiliza ferrovias, rodovias, localização de indústrias, porque desse porto chegamos ao mundo e ao nosso país” disse a presidenta durante seu pronunciamento.
A governadora Roseana Sarney agradeceu a visita da presidenta e o carinho que tem com o estado. “O Maranhão sente-se honrado com a presença da presidenta Dilma Rousseff. É uma alegria muito grande estamos aqui comemorando essas datas com a autoridade máxima do nosso país”, disse a governadora, se referindo aos 400 anos de São Luís e 15 de Capital Patrimônio da Humanidade.
Roseana Sarney aproveitou para falar dos investimentos do governo nas áreas de segurança, saúde, educação, qualificação profissional e geração de emprego e renda. “O Maranhão vive hoje um grande momento de sua história. Estamos construindo uma economia forte, moderna e competitiva. Estamos vencendo a guerra contra a pobreza com programas de inclusão social e inserção no mercado de trabalho”, disse. Ela destacou que, com apoio do Governo Federal, os desafios serão superados, consolidando a posição do Maranhão de liderança regional, prosperidade econômica e justiça social.
Os ministros do Turismo, Gastão Vieira; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Helito Carvalho; o vice-governador Washington Luiz Oliveira; e o prefeito de São Luís, João Castelo, participaram da solenidade que reuniu ainda secretários de Estado e trabalhadores do Porto do Itaqui.
A presidenta iniciou seu pronunciamento falando da alegria de estar em São Luís no ano em que a cidade comemora 400 anos de fundação e 15 de Cidade Patrimônio da Humanidade. “Eu disse a governadora Roseana que eu não poderia deixar de vir aqui antes do dia 31 de dezembro. E cumpri”, disse a presidenta. “Eu, também, estou feliz de estar aqui, no Porto do Itaqui, nessa Baía de São Marcos que enche os nossos olhos. É uma localização privilegiada e estratégica para o Brasil”, completou Dilma.
Dilma Rousseff destacou que o porto é importante para São Luís, para o Maranhão, mas imensamente importante para o Brasil. “Por isso, as obras que inauguramos aqui hoje são imensamente importante. Também não poderia deixar de mencionar o Tegram. Este terminal de grãos é uma obra da iniciativa privada e essas obras, tanto a do poder público quanto da iniciativa privada representam mais uma etapa vitoriosa do projeto de transformar o porto em um porto estratégico para exportação e importação de cargas, não só para a região, mas para o Brasil e para o mundo”, disse a presidenta.
As obras, segundo a presidenta, são exemplo de preparação do Porto do Itaqui para fazer frente ao crescimento do Maranhão, que vem sendo objeto de interesse crescente da iniciativa privada com vários e diversificados projetos. “Aqui nós temos um local que é muito especial para toda a região Norte e Nordeste do país. E eu acredito, também, que ele cria um corredor de Norte a Sul do País e vai permitir que nós tenhamos uma infraestrutura competitiva, moderna e que vai levar riqueza para o nosso país”, observou a presidenta.
Os investimentos do PAC, computado com os investimentos da iniciativa privada, segundo informou Dilma, somam R$ 700 milhões. “Para nossa concepção essa parceria entre estado do Maranhão, governo federal e a iniciativa privada é uma alavanca para que possamos construir um país mais desenvolvido, um estado do Maranhão mais desenvolvido”, disse Dilma.
Berço 10
O Berço 10 obra de R$ 139,5 milhões integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O novo berço, com 320 metros de comprimento e 40 metros de largura, proporcionando um aumento de 5 milhões de toneladas/ano à capacidade de movimentação do porto. O berço 100 será utilizado na segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), projeto estruturante que atenderá a demanda crescente por armazenagem de grãos.
O volume cada vez maior de movimentação no Porto do Itaqui exige reforma e ampliação da infraestrutura portuária com recursos próprios, da iniciativa privada e do Governo Federal. O ministro dos Portos destacou que as obras inauguradas são estruturantes, que o governo federal vem realizando em todos os portos do país.
“Hoje, o governo está mostrando três obras importantes: a recuperação e melhoria do cais 101, 102 e a construção do cais 100 que vai dar uma condição melhor de movimentação de cargas e olhado para o futuro no sentido de trazer outros empreendimentos”, observou Leonidas. “Esses outros empreendimentos já estão acontecendo como o Tegram e o terminal de celulose. Isso demonstra que o governo federal faz a sua parte, o governo do Estado, a iniciativa privada e o desenvolvimento vai chegando”, completou.
O presidente da Emap destacou que o porto é um dos pilares de desenvolvimento para o estado. “O Itaqui é um porto em pleno desenvolvimento, com novas e importantes perspectivas de mercado. Nosso objetivo é alcançar o patamar de 150 milhões de toneladas até 2031”, contou Fosati.
Após a inauguração no Porto do Itaqui, a presidenta Dilma e comitiva, seguiram para o Palácio dos Leões, onde recebeu homenagens pelos 400 anos de São Luís. Depois foi ao Hospital Sarah.