BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festejos juninos agitam final de semana no arraial da Praça Maria Aragão

Durante todo o mês de junho, a Praça Maria Aragão será palco e ponto de encontro das principais manifestações folclóricas do Estado. Neste final de semana, o funcionamento será das 18h às 01h, com as primeiras apresentações voltadas especialmente para o público infantil. O tradicional Barracão do Forró também vai funcionar com o melhor do forró pé-de-serra da cidade.
As apresentações juninas podem ser vistas de qualquer ponto da Praça Maria Aragão
No sábado, 02 de junho, a festa começa com a apresentação do Coco Mirim do Anjo da Guarda. Às 19 horas é a vez do Cacuriá Assa Cana, do bairro da Liberdade, e, na sequencia, se apresenta o grupo de dança Fogo Caipira. No palco principal, o cantor maranhense Beto Pereira comanda a festa a partir das 21 horas.
A partir das 22h, o terreiro ficará embalado pelas toadas dos Bumbas-meu-boi: da Maioba, em sotaque de matraca; de Apolônio, em sotaque da baixada; de Sonhos, em sotaque de orquestra; e, encerrando a programação da noite, o batalhão da Pindoba, em sotaque de matraca.
No Barracão do Forró, os grupos Raízes da Terra, Raimundinho do Acordeon e Forró Pé no Chão sacodem a poeira do chão com o melhor do forró pé-de-serra, a partir das 19 horas.
No domingo (03), quem começa a festa a partir das 18 horas é a Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão. Logo em seguida, a mistura de ritmos e sotaque do Boi Barriquinha promete agitar o Arraial. Às 20h tem o Tambor de Crioula Fé de São Benedito e, às 21h, a banda Mákina du Tempo traz um repertório variado, com músicas populares maranhenses.
A noite segue com as apresentações do Bumba-meu-boi de Leonardo, em sotaque de zabumba, seguido do Cacuriá de Dona Teté. Às 00h, o Bumba-meu-boi de Morros, em sotaque de orquestra, encerra em grande estilo o terceiro dia de folguedos juninos na Maria Aragão.
Festa nas terças
Este ano, considerando as sugestões da consulta pública feita na ultima temporada junina, não haverá programação às segundas-feiras. No entanto, a cada terça-feira do mês o arraial receberá um festival de danças, com apresentação de cerca de 20 grupos de cada manifestação: quadrilha, dança portuguesa, cacuriá e dança do boiadeiro.
Temporada junina 2012
Com o tema “São João de São Luis, 400 vezes mais feliz”, a Prefeitura de São Luís preparou um mês inteiro de festas com programação diversificada, com segurança, conforto e qualidade, com o direito ao melhor da culinária regional. O arraial conta com a estrutura de 29 barracas para a comercialização de artesanato e, também, com o melhor das comidas e bebidas regionais.
No centro do arraial, um grande tablado permitirá que as apresentações folclóricas sejam vistas de qualquer ponto da praça. O palco principal receberá uma mega-estrutura de som e iluminação para abrilhantar ainda mais os shows artísticos.
Confira a programação do final de semana:
02/06 (sábado)
18h – Coco Mirim Anjo Guarda
19h – Cacuriá Assa Cana da Liberdade
20h – Grupo de Dança Fogo Caipira
21h – Show de Beto Pereira
22h – Bumba-meu-boi da Maioba (M)
23h – Bumba-meu-boi de Apolônio (B)
00h – Bumba-meu-boi de Sonhos (O)
01h – Bumba-meu-boi da Pindoba (M)
BARRCÃO DO FORRÓ
19h – Forró Pé de Mangue
22h – Raimundinho do Acordeon e Forró Pé no Chão
03/06 (domingo)
18h – Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão
19h – Barriquinha Mirim
20h – Tambor de Crioula Fé de São Benedito
21h – Show da banda Mákina du Tempo
22h – Bumba-meu-boi de Leonardo (Z)
23h – Cacuriá de Dona Teté
00h – Bumba-meu-boi de Morros (O)

Nenhum comentário:

Postar um comentário