BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cantanhede recebe sua primeira cisterna do Água para Todos

O programa Água Para Todos irá beneficiar mais de 400 famílias em Cantanhede.

SÃO LUÍS - Instalada, nessa quinta-feira (31), no Povoado Mandacaru, em Cantanhede, a primeira cisterna do Programa Água para Todos no Maranhão. A instalação foi acompanhada pelo coordenador Estadual Executivo do Programa no Maranhão, Raimundo José Abreu, pelo coordenador do Programa, Sérgio Luiz Costa e pelo prefeito de Cantanhede, José Martinho. O programa Água Para Todos irá beneficiar mais de 400 famílias em Cantanhede.
A instalação da primeira cisterna no Povoado Mandacaru foi feita na casa da lavradora, Joana Amaro da Silva, 59. Ela declarou que a partir da instalação da cisterna em seu quintal tudo muda em sua vida. "Tenho 59 anos de idade, mãe de quatro filhos e 10 netos, mas nunca pensei que esse dia iria chegar em minha vida!", afirmou.
O Programa Água para Todos no Maranhão está sendo implantado no Estado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária (Sagrima). Já foram contemplados com o programa os municípios de Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte.
O coordenador estadual executivo do Programa Água para Todos, Raimundo José Abreu, ressaltou a importância da instalação de um comitê gestor municipal que tem como função fiscalizar e validar as cisternas. Segundo ele, é através do comitê gestor que são regulamentados o uso adequado da água após a instalação das cisternas. "É por meio do comitê gestor municipal que é feita a conscientização da comunidade beneficiada. Eles são capacitados com o objetivo de aprender o manuseio da água", explicou.
O coordenador do programa Água para Todos, Sérgio Luiz Costa, afirmou que o Maranhão está de parabéns pela articulação para a implantação do programa no Estado. "Essa integração das políticas públicas é muito importante para a execução do programa", ressaltou.
Já o prefeito de Cantanhede, José Martinho destacou a inclusão do município no Programa. "Cantanhede estava fora do Programa, mas o secretário Cláudio Azevedo foi sensível à nossa situação de abastecimento d'água e incluiu o município. E a partir de agora vamos poder dar mais qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nossa cidade", destacou.
Também faz parte do Programa Água para Todos a instalação de kits de irrigação, poços artesianos, pequenas barragens e outras ações que visam não só promover o acesso à água para consumo humano, mas, também, para a produção agrícola.
O Programa Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em julho do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. São beneficiárias as famílias que moram na zona rural e integrantes do Cadastro Único, que identifica as famílias que estão em situação de extrema pobreza e que possuem renda de até R$ 140 mensais.
A primeira fase do programa consiste na instalação de cisternas de polietileno para retenção e aproveitamento da água das chuvas, permitindo às famílias mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a recursos hídricos para preparo de alimentos e higiene pessoal.
Já na segunda fase, serão desenvolvidas ações com foco no armazenamento de água para produção de alimentos que promovam a segurança alimentar e nutricional das famílias, com geração de renda a partir da comercialização do excedente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário