BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Centro de apoio realiza capacitação para reduzir violência contra idosos

Atividade faz parte da 'Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa', da DPE.
SÃO LUÍS – Para contribuir com a redução dos índices de violência contra os idosos, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), realiza, até sexta-feira (22), uma capacitação voltada para 80 policiais que atendem os bairros Vila Brasil e Pedrinhas, em São Luís, São José de Ribamar e Raposa. A atividade faz parte da programação da "Campanha Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa", lançada no dia 15 pela DPE.
De acordo com a coordenadora do Ciapvi e presidente da junta governativa do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), Isabel Gonzalez Lopizic, o objetivo do curso é disseminar as informações a fim de criar multiplicadores. "A capacitação vem para orientar os policiais quanto às abordagens e encaminhamentos que possam ser dados aos idosos que sofrem violência, e que eles sejam multiplicadores dessas informações. O encaminhamento vai depender da situação em que está o idoso, seja para um centro de saúde, para a própria Defensoria Pública ou para delegacias especializadas, na Cidade Operária ou Cidade Olímpica", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta quinta-feira (21).
Dentro da campanha, o Ciapvi realiza, ainda, palestras e outras ações dentro da mesma proposta. Hoje, vai ser realizada uma ação de sensibilização dos comerciários no Serviço Social do Comércio (Sesc). Outras ações serão realizadas, ainda, nesta sexta-feira, por meio do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), do governo do Estado.
Tipos de violência
Segundo Isabel Lopizic, os principais casos de violência contra os idosos registrados no Maranhão são os de violência psicológica – que incluem xingamentos, privação de direitos básicos do idoso (como aposentadoria, lazer, etc.) e, em alguns casos, aumento na medicação dos idosos – e negligência.
Em todo o país, dados do Disque-Denúncia Nacional (DDN), referentes às denúncias recebidas pelo telefone 100, mostram que 90% dos casos de violência contra os idosos são registrados dentro de casa e os principais agressores são os próprios filhos em 60% dos casos.
Atendimento
Além de atuar no enfrentamento contra a violência contra o idoso, o Ciapvi auxilia no atendimento aos idosos na hora de pleitear gratuidade no transporte público, em ações de alimentos e na conquista de guardas judiciais.
A sede do Ciapvi fica na avenida 3, IV Conjunto Cohab-Anil, S/N, antigo prédio do CSU Cohab. O contato pode ser feito pelos telefones (98) 3244-1356 e (98) 3221-6110 ou pelo e-mail ciapvi@dpe.ma.gov.br.
Denúncias contra agressores podem ser feitas de forma anônima ao Disque-Denúncia, pelos telefones (98) 3223-5800 (capital) e 0300-313-5800 (interior), do Disque-Denúncia. A coordenadora do Ciapvi orienta que o número do protocolo seja guardado caso seja necessário complementar informações em algumas denúncias. O serviço do Disque-Denúncia funciona 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário