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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Emap projeta Porto do Itaqui com capacidade para 150 milhões de toneladas até 2031


Itaqui %u2013 Porto do Maranhão deverá ser um dos mais modernos do Brasil e um dos mais importantes do mundo, segundo presidente da Emap
Itaqui %u2013 Porto do Maranhão deverá ser um dos mais modernos do Brasil e um dos mais importantes do mundo, segundo presidente da Emap
O lançamento, quarta-feira (07), da pedra fundamental do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que importará num investimento superior a R$ 500 milhões, torna realidade um dos mais ousados projetos com vistas a modernizar o Itaqui, mas é apenas um dos pontos do que está sendo planejado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). “Competitividade é a nova dinâmica da atual gestão da Emap. Tornar a empresa mais competitiva, num cenário público, é o nosso grande desafio”, disse o presidente, Luís Carlos Fossatti, ao discursar na solenidade. 

De acordo com Fossati, as metas para os próximos 20 anos visam a criação de uma linha ascendente, muito mais além das mais de 15 milhões de toneladas que deverão passar pelo Porto do Itaqui este ano, compreendendo granéis líquidos e sólidos e carga em geral. “Nosso objetivo é alcançar 150 milhões de toneladas até 2031”, acrescentou ele.

Dentre os empreendimentos previstos para serem concluídos nas próximas duas décadas estão a recuperação estrutural dos berços 101 e 102 (já consolidada), término da construção do berço 100 e alargamento do cais Sul; construção de um píer petroleiro; e um novo terminal de passageiros, na Ponta da Espera, que vai ser de grande utilidade para o setor de turismo, já que poderá colocar São Luís, em definitivo, na rota dos grandes cruzeiros marítimos.

Este projeto de expansão, como explica o presidente da Emap, implica em investimentos que superam a marca dos R$ 6,4 bilhões, recursos que serão captados através de parcerias com os governos da União e do Estado, além de verbas próprias da empresa, bem como da iniciativa privada, que, segundo Fossatti, são as mais interessadas na transformação da estrutura portuária maranhense numa das mais modernas.

Parceria
De acordo com o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o que foi feito com vistas à viabilização do Terminal de Grãos é o primeiro exemplo concreto da Parceria Privada Pública, “que é mais ousada que Público Privada”, e isto demonstra o quanto a Emap vem sendo uma empresa ousada em seus propósitos.

O secretário faz questão de reconhecer que o Maranhão é um dos estados que concentram maiores índices de pobreza do Brasil, entretanto sua gente, seus governantes, seu empresariado vêm dando exemplos de superação. A modernização do Itaqui é um exemplo disto, pois está sendo preparado para ser um porto modelo, que vai aproximar mais o estado dos maiores mercados mundiais.

Macedo recorda que muitas coisas estão ocorrendo no mesmo tempo em que o Itaqui avança: rodovias e ferrovias sendo duplicadas, novos empreendimentos vindo para o Maranhão, Canal do Panamá sendo alargado, ou seja, é preciso estar preparado para acompanhar esta dinâmica.

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