BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 26 de março de 2012

BR-135: Mortes não param. Descaso também não

Duas pessoas morreram neste domingo (25), em mais um acidente de trânsito na BR - 135. O acidente ocorreu por volta das 14h30, depois de Campo de Perizes, Km 45, próximo a Fazenda Ana Beatriz. As vítimas foram identificadas como José Rodrigo de Oliveira da Penha e Odair José da Penha, ambos os irmãos. Uma equipe do SAMU, do Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo - GTA foram acionados e prestaram atendimento médico.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, colhidas junto a populares que testemunharam o ocorrido, chovia muito na hora do acidente e o carro das vítimas estaria em alta velocidade. José Rodrigo e Odair José estavam viajando no sentido São Luís/Ceará em um veículo Fiat Strada de cor preto.
Os irmãos que trabalhavam no Ceará comercializando camarões e frutos do mar vieram a São Luís só para fazer a entrega de uma encomenda. Com o asfalto molhado o motorista perdeu o controle do carro, atravessou a pista e atingiu outros dois veículos, uma Frontier de cor prata e um Celta também de cor prata.
Com o impacto da colisão o motorista da Frontier, Raimundo David Costa sofreu um corte na cabeça. Apesar do estado de saúde não ter sido muito grave, pelos paramédicos que estiveram no local, a vítima foi encaminhado para o hospital. As outras pessoas que estavam no Celta saíram ilesas do acidente. Devido a gravidade do acidente o motorista do Celta Breno Victor Melo preferiu manter-se em silêncio.
O também comerciante de camarão, José Nilton que era amigo das vítimas, e que vinha logo atrás em um caminhão baú lamentou a morte dos irmãos. Os corpos José Rodrigo de Oliveira da Penha e Odair José da Penha foram encaminhados para o Instituto Médico Legal onde encontram-se à disposição dos familiares.
Contratempos atrapalha duplição
A duplicação da BR-135 ainda não ocorreu porque enfrenta contratempos desde 2010 quando foi lançado o edital de licitação destinado a selecionar as empresas encarregadas de realizar obra, orçada em R$ 296 milhões . Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou ocorrência de sobrepreço, e detectou a possibilidade de um prejuízo milionário aos cofres públicos. Os indícios de irregularidades levantados pelo TCU levaram a revogação do edital, ocorrida em 2011.
No dia 01 de março de 2012, foi publicado no Diário Oficial da União, do acórdão, onde o TCU declarava o arquivamento do processo relacionado ao caso, mas fazia recomendações que o novo edital de licitação a ser publicado pelo Dnit deveria evitar os erros apontados no edital cancelado, e então o Dnit recebeu o sinal verde para seguir em frente e assim uma das obras mais esperadas pelos maranhenses pode finalmente sair do papel ainda em 2012.
A Superintendência do Dnit no Maranhão disse que qualquer informação sobre o assunto deve ser obtida em Brasília, junto à direção geral do órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário