BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 13 de março de 2012

Centro de Lançamento de Alcântara iniciará suas operações de lançamento

 (Divulgação CLA/OIMP/D.A Press )
Nesta quarta-feira (14) o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciará as atividades de lançamento de veículos aeroespaciais, em 2012. Será lançado o 'Foguete de Treinamento Básico' (FTB). O veículo será posteriormente rastreado por meio de telemetria. A principal finalidade da operação é o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo.

O FTB
O 'Foguete de Treinamento Básico' (FTB) é um veículo de fabricação nacional e faz parte do projeto FOGTREIN (Foguete de Treinamento) desenvolvido pela empresa brasileira AVIBRAS, em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O objetivo do projeto é manter em atividade tanto equipes técnicas quanto os meios operacionais dos Centros de Lançamento do Brasil.

Atualmente, o projeto FOGTREIN contempla o 'Foguete de Treinamento Básico' (FTB) e o 'Foguete de Treinamento Intermediário' (FTI) ambos lançados anualmente tanto pelo Centro de Lançamento de Alcântara quanto pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) localizado em Natal, RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário