BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Viciados em crak são retirados do João Paulo

As Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Segurança Pública (SSP) realizaram, na manhã desta terça-feira (27), ação conjunta voltada para a reabilitação de usuários de drogas localizados na Avenida Projetada, no bairro João Paulo, em São Luís.
Esta foi a quarta ação realizada no local este ano, 17 pessoas foram encaminhadas para o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPSad).
Durante a operação, da qual agentes da Polícia Civil lotados no 1º Distrito de Polícia da Capital, e do Centro de Defesa Social (Cides) participaram sob o comando do delegado Joviano Furtado, ligado à Superintendência de Polícia da capital, os usuários eram convidados a entrarem pacificamente no microônibus, para serem conduzidos até o (CAPSad), unidade localizada à rua Conde D’Eu, no bairro Monte Castelo.
De acordo com Marcelo Costa, diretor do CAPs, os 17 usuários que foram conduzidos até a unidade (cinco mulheres e 12 homens) – após avaliação geral do estado físico, nutricional e de saúde de cada um, precedido de cuidados básicos que vão desde tomar banho, escovar dentes e se alimentar – receberam os encaminhamentos necessários ao início do tratamento.
Resultados
Os resultados positivos do trabalho de afastar estas pessoas do meio de circulação das drogas e da situação de rua já são sentidos inclusive na própria área, segundo afirma Joviano Furtado, baseando-se também em dados demonstrados por meio de dados compilados a partir da ação anterior a esta, ocorrida em abril.
Segundo o relatório de encaminhamentos produzido pelo CAPS e entregue à Superintendência de Polícia Civil da Capital, das 29 pessoas encaminhadas naquela ocasião, sete foram internados para tratamento e hoje quatro se encontram recuperados.
O delegado Joviano Furtado disse que as ações de incursão na cracolândia e em outras localidades, que também têm presença de moradores de rua e usuários de crak e outras drogas, vão continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário