BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ação do Sest/Senat orienta caminhoneiros sobre hábitos saudáveis

Comando de Saúde' ocorre no posto da PRF. Meta é atender mais de 80 caminhoneiros.

Foto: Reprodução/Internet
SÃO LUÍS – Em parceria com o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), desde 2006 o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) realizam, simultaneamente, em todo o país, os "Comandos de Saúde nas Rodovias", projeto que mobiliza diversas unidades em blitze educativas nas estradas, onde os motoristas são orientados sobre bons hábitos de saúde pelos profissionais da instituição. Neste ano, a ação tem como tema o "Meio ambiente". Entre os serviços oferecidos no projeto, estão: aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, exames de acuidade visual e força manual, orientações nutricionais e de saúde, distribuição de brindes e camisinhas e alongamentos com os motoristas.
Em cada Estado do país, as atividades são realizadas, pelo menos, três vezes ao ano. No Maranhão, o primeiro "Comando de Saúde" foi realizado em Imperatriz, no mês de maio. O segundo, foi promovido na capital maranhense, São Luís, em outubro. Agora, a programação volta a ser realizada em São Luís, nesta quarta-feira (28). De acordo com a diretora do Sest/Senat no Maranhão, Roseane Nina, os maiores problemas constatados durante as ações são: má postura, problemas de circulação sanguínea, trombose e obesidade. "O objetivo é fazer uma blitz de saúde com os caminhoneiros, que, geralmente, não param para fazer um check-up, ver sua condição de saúde. Então, eles são parados no posto da PRF e passam por estações, um circuito, onde eles têm aferição da pressão, medição da glicose, etc., e, depois, é a consulta médica", disse em entrevista ao Imirante. A meta é de atender, das 8h às 14h, mais de 80 caminhoneiros.
A diretora do Sest/Senat explica que, com medidas simples – como fazer alongamentos, alimentação saudável ou pequenas caminhadas em torno do veículo –, é possível manter a qualidade de vida mesmo nas estradas. "Não é fácil, mas é uma questão de educação para conseguir. Eles têm que, de alguma maneira, se programar para tentar fazer. A gente sabe que não é fácil, mas é fundamental para que a saúde tenha uma qualidade melhor, ou eles terão uma parada antecipada dessa atividade laboral", afirma.
São parceiros do evento desta quarta-feira, no Estado, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Instituto Florence de Ensino Superior e Faculdade Santa Terezinha (Cest).

Nenhum comentário:

Postar um comentário