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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Obras de duplicação da BR-135 devem durar dois anos

Segundo superintendente do Dnit-MA, Gerardo Fernandes, lote pode ser licitado ainda em 2012.
SÃO LUÍS – Confirmada, no início desta semana, a duplicação, no trecho entre São Luís até Miranda do Norte, da rodovia BR-135. A decisão de duplicar a BR-135 até Miranda do Norte foi tomada em função da construção da Refinaria Premium, em Bacabeira, da Petrobras. Nos próximos 30 dias, as obras devem ser iniciadas. A obra foi garantida pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em visita ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Maranhão, Gerardo Fernandes, a expectativa é de que a licitação do primeiro lote para a duplicação da rodovia se inicie em setembro e outros dois no início de 2013, quando devem se iniciar as obras. "Os oito lotes que faltavam entrar no PAC (Programa da Aceleração do Crescimento), já entraram, e a gente acredita que, com a aprovação do regime diferenciado da Copa do Mundo, que vai encurtar o tempo de licitação, a gente esteja, até o fim do ano, com esse lote licitado. No dia 20 de agosto, fazendo a audiência pública sobre esses dois lotes e já estamos entrando na Secretaria de Meio Ambiente com o licenciamento ambiental. Cumprindo esses dois itens, o lote já está apto a ser licitado no exercício de 2012", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta quarta-feira (1º). Após iniciadas, as obras devem durar até dois anos. "Mas a gente vai tentar encurtar esse período. Isso vai depender das condições climáticas, condições de recurso, mas nós vamos tentar encurtar o período previsto para essas obras", diz.
Segurança no tráfego
A BR-135 é uma das mais perigosas do Maranhão. De janeiro a maio de 2012, foram registrados 490 acidentes com 20 mortes. Falta de sinalização e acostamento contribuem para o grande índice de acidentes, principalmente, no trecho do Campo de Perizes.
Segundo o superintendente, com as melhorias realizadas na BR-135, o número de acidentes frontais, que acontecem com maior incidência na rodovia, deve diminuir. "Hoje, o principal motivo de acidentes no Campo de Perizes é porque aquele é um trecho reto, e, geralmente, acontecem batidas frontais. A batida frontal é a mais perigosa, onde, geralmente, tem vítimas fatais. Com certeza, esse tipo de acidente deve desaparecer porque cada carro trafegará em um sentido", explica.
Outras rodovias
Sobre melhorias em outras rodovias federais que cortam o Estado, Gerardo Fernandes afirmou que, até setembro, por meio do Programa de Contrato de Restauração e Manutenção (Crema), o Dnit pretende fazer a melhorias em pelo menos 1.200 km em trechos que estão danificados. A licitação por pregão eletrônico, mas ágil, deve colocar, até o fim do ano, 3.500 km em trechos cobertos por algum tipo de contrato.

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