A duplicação da ferrovia é parte de um pacote de investimentos em logística da Vale calculado em R$ 23 bilhões, que inclui a ampliação do porto em São Luís, e tinha previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2016. A paralisação pode afetar o cronograma.
Estrada de ferro Carajás escoa produção da mineradora Vale
Hoje, a produção anual na região é de 100 milhões de toneladas métricas de minério de ferro – a ideia é ampliá-la para 230 milhões.
A ferrovia sofre resistência da população afetada, porque passará dentro de áreas de preservação ambiental e territórios quilombolas.
Na decisão, publicada no dia 26, o juiz Ricardo Macieira, da 8ª Vara Federal do Maranhão, entendeu que o licenciamento concedido pelo Ibama à Vale estava irregular porque foi feito sem realização prévia de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).
Foi estipulada multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.
A Vale afirmou, em nota, que está cumprindo a decisão e irá recorrer.
Procurado, o Ibama não se pronunciou sobre a decisão judicial até a conclusão desta matéria. (Folha de S. Paulo)
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