BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 3 de abril de 2012

Operação prende 11 pessoas acusadas de poluição sonora

Onze pessoas foram presas e nove veículos apreendidos em uma operação realizada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital para coibir o crime de poluição sonora, na região metropolitana de São Luís. A ação aconteceu entre a noite de sexta-feira (30) e a madrugada de ontem.
De acordo com o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, foram 35 atendimentos de um total de 62 chamadas. Ao todo, 11 pessoas foram presas em flagrantes, nove carros com som automotivo, além de outros dois equipamentos de som foram apreendidos. Entre os bairros onde houve as ações policiais estão Alto do Calhau, Liberdade, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Estiva, São Bernardo, São Cristóvão, Maiobão, Cohab, Coroado e Turu.

Carro equipado com som potente foi apreendido e levado para a SPCC
Segundo Sebastião Uchoa, os bairros onde houve o maior número de reclamações, assim como de prisões e apreensões, foi o Jardim São Cristóvão, seguido do Anjo da Guarda. Das apreensões de veículos, cinco ocorreram em postos de combustíveis, sendo que quatro foram no Posto de Combustível Santa Ana, no Jardim São Cristóvão, e um no Posto Mileniun, localizado na Avenida dos Portugueses.
As outras apreensões de veículos, conforme informou o superintendente, ocorreram em frente a um bar no Cruzeiro do Anil, em frente de um hotel no São Cristóvão, e outras duas em vias públicas no Turu e no Bairro de Fátima. Dois postos na Avenida dos Africanos e outro no Cruzeiro do Anil também foram alvos da operação, mas nenhuma irregularidade foi constatada neles.
Durante a operação, segundo o delegado Sebastião Uchoa, não foram encontrados adolescentes nestes locais. “Se tivéssemos encontrado algum adolescente teríamos que chamar o Conselho Tutelar”, completou o superintendente de Polícia Civil da Capital.
O delegado também informou que já está marcada uma reunião com proprietários de 12 postos de combustíveis da capital. “Esses proprietários podem sofrer sansões de ordem administrativa e, se constatado que ele está obtendo lucro com a venda de bebida alcoólica para menores e de droga, eles podem também responder criminalmente, sendo autuados por corrupção ativa de menores. É por esse motivo que marcamos essa reunião, para realizar um trabalho de reeducação e de alerta para essas pessoas”, esclareceu Uchoa.
Segundo o superintendente, os donos dos postos também estão sujeitos a pagamento de multas tanto prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como pelo Código de Trânsito, que considera o uso de som automotivo acima do volume permitido como infração grave, sendo imposta multa do valor de R$ 127,69.
De acordo com Sebastião Uchoa, todos os veículos apreendidos são devolvidos aos seus respectivos donos, entretanto, os aparelhos de som não retornam para as mãos do infrator. Já os acusados, depois de serem autuados em flagrante, são liberados mediante o pagamento de fiança que varia de acordo com a situação econômica do preso. Desta forma, conforme explicou o superintendente, quanto mais caro o equipamento do som apreendido, maior será o valor da fiança do acusado

Nenhum comentário:

Postar um comentário