BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Roseana inaugura hospital de 20 leitos em Itaipava do Grajaú

Na ocasião, a governadora garantiu que vai construir a estrada que liga a cidade à BR-226.
SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney iniciou, nesta terça-feira (11), mais uma etapa do Governo Itinerante, pelo município de Itaipava do Grajaú, onde inaugurou um hospital de 20 leitos, anunciou estrada de acesso, entregou Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs/Pronaf) e acompanhou ações de órgãos estaduais em benefício da população, especialmente nas áreas de cidadania e de saúde.
Roseana Sarney ressaltou que os investimentos na área da saúde representam melhoria na qualidade de vida da população. “Até o final do ano, estaremos entregando todas as unidades de 20 leitos do Programa Saúde é Vida, reduzindo o deficit de leitos nos hospitais maranhenses”, garantiu.
A comitiva do Governo Itinerante contou com a presença dos secretários estaduais Ricardo Murad (Saúde), Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Clodomir Paz (Programas Especiais), Fábio Gondim (Gestão e Previdência Social), Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional), coronel José Ribamar Vieira (Casa Militar), e Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano e Articulação Política). Também presentes o deputado estadual Rigo Teles, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias da região e população em geral.
Inauguração
Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, e do prefeito de Itaipava do Grajaú, João Gonçalves de Lima Filho, a governadora Roseana Sarney descerrou a placa de mais uma unidade hospitalar de 20 leitos, do Programa Saúde é Vida, que dispõe de espaços para internação clínica, Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), centro de parto, ultrassonografia, raio-x e exames laboratoriais.
“É gratificante entregar mais um hospital de qualidade para atender uma população tão carente”, revelou o secretário de Saúde, Ricardo Murad. “A unidade, além de garantir o primeiro atendimento, tem condições de encaminhar o paciente para outras unidades estaduais de maior complexidade, dependendo do serviço necessário”, garantiu.
O hospital está interligado à Central de Regulação Estadual. “Estamos desbravando o Maranhão, levando saúde para os lugares mais distantes, como Itaipava do Grajaú, um município com mais de 15 mil habitantes e mais de 1.500 km² de área”, declarou Ricardo Murad.
Com a entrega da unidade, a população de Itaipava do Grajaú não precisará mais se deslocar para outros municípios vizinhos em busca de atendimento mais complexo. A aposentada Raimunda Alves da Silva disse que precisava ir a Grajaú ou a Imperatriz para receber atendimento médico. “Agora, vamos ficar aqui mesmo, o que é muito bom”, declarou.
O hospital, também, abriu espaço para as ações de saúde do Governo Itinerante, prestando atendimento nas áreas de clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica); atendimento de laboratório de análise clínica (glicemia, colesterol total e PSA); consultas para diagnóstico e tratamento do glaucoma e as ações da vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação).
Para o prefeito de Itaipava, João Gonçalves, a parceria com o governo estadual é fundamental para fazer um bom trabalho. “Sozinhos não temos condições de atender a todas as demandas. O hospital é exemplo de que vamos melhorar o atendimento na área da saúde. Agora, estamos esperando apenas a estrada, um antigo sonho da população”, assinalou.
Estrada
Na ocasião, a governadora garantiu que vai construir a estrada que dá acesso ao município, trecho de 70 quilômetros da MA-329, que liga Itaipava do Grajaú à BR-226. O projeto está em fase de execução. “Até o final do meu governo pretendo interligar por asfalto todas as sedes municipais, como é o caso de Itaipava do Grajaú”, garantiu Roseana Sarney.
A governadora será homenageada pela Câmara de Vereadores de Itaipava do Grajaú com o título de cidadã do município, como reconhecimento pela emancipação do lugar, há 17 anos. “Agradeço o reconhecimento e estou feliz em vir pela terceira vez ao município que ajudei a emancipar”, agradeceu Roseana.
As ações de cidadania foram disponibilizadas pelo Programa Viva Cidadão, na sede da prefeitura, garantindo a emissão de documentos como Carteira de Identidade, CPF, Certificado Reservista, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Os serviços serão oferecidos no município até do dia 21 deste mês.
Ainda como parte das ações do Governo Itinerante em Itaipava do Grajaú, agricultores familiares foram beneficiados com a entrega de DAPS, que lhes permitirá acesso a programas sociais, como o acesso a crédito rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário