BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 23 de abril de 2013

Depoimentos revelam detalhes sobre a morte do jornalista Décio Sá

TV Mirante teve acesso, com exclusividade, a detalhes do inquérito sobre o caso.
 
SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (23), a morte do jornalista da editoria de política de O Estado do Maranhão, Décio Sá, completa exato um ano. Ele foi assassinato a tiros em um bar da avenida Litorânea. As investigações levaram a polícia a indiciar 13 pessoas pelo crime, que teria sido encomendado por uma quadrilha de agiotas, porque o jornalista havia publicado uma nota em seu blog que ligava o grupo criminoso a um assassinato no Piauí.

O enredo envolveu dinheiro, traição e mortes. Em 30 de março de 2012. Em uma movimentada avenida de Teresina, capital do Piauí, que o empresário Fábio Brasil foi assinado com vários tiros, enquanto estava parado no carro dele, conversando com um amigo. Foi esse crime que deu origem às investigações, que resultaram na prisão de um das maiores quadrilhas de agiotas do Maranhão. A quadrilha, de acordo com a polícia, emprestava dinheiro a juros para prefeitos durante as campanhas eleitorais. Depois de eleitos, os políticos faziam os pagamentos com dinheiro público, usando cheques. Fábio Brasil era um empresário do Piauí que, segundo as investigações, já fez parte da quadrilha, mas ficou devendo dinheiro para os chefes do bando: Glaúcio Alencar e o pai dele, José de Alencar Miranda.

Os dois teriam contratado um dos maiores pistoleiros do Norte e Nordeste do país: Jhonatan dos Santos Silva, que confessou ter matado quase 50 pessoas. Além do assassinato de Fábio Brasil, o pistoleiro confessou, ainda, ter matado o jornalista Décio Sá.

Depoimentos

A TV Mirante teve acesso aos depoimentos prestados pelos envolvidos, que foram filmados pela polícia e encaminhados ao Ministério Público e à Justiça. Também foram feitas acareações. Trata-se de uma sequência de acusações mútuas entre os integrantes da quadrilha, além de muitas contradições. O caso foi mostrado no JMTV 2ª edição desta segunda-feira (22).

Primeiro, o pistoleiro confessa os crimes e aponta quem seriam os mandantes. "Eu só sei que um era o Júnior Bolinha, que contratou meus serviços e outras duas pessoas. Um é o amigo dele de infância que é o capitão e o outro é o que ele chamava de Gláucio e que eu não conheço. Só ouvia ele falar", afirma Jhonatan. Todos os citados foram investigados e presos em seguida. Ao todo, houve 13 indiciados pelo assassinato do jornalista Décio Sá, em São Luís, e sete pela morte do empresário Fábio Brasil, no Piauí.

No Maranhão, o pistoleiro foi colocado frente a frente com o suposto contratante, José Raimundo Sales Júnior, conhecido como "Júnior Bolinha", que seria o braço direito de Gláucio na quadrilha. "Bolinha" negou tudo. Na acareação, Jhonatan afirma que conhece "Bolinha", que rebate: "nunca vi. Conheço por foto". O pistoleiro contou detalhes de como era a chácara de Júnior Bolinha, onde, segundo ele, eram marcados os encontros para combinar as mortes. Exaltados, os dois chegaram a discutir no interrogatório.

Júnior Bolinha, que seria o contratante do pistoleiro, também, trocou acusações com o suposto mandante, Gláucio Alencar, apontado pela polícia como chefe da quadrilha. Gláucio admite que recebeu proposta de "Bolinha" para matar Fábio Brasil. Os dois assumiram, ainda, que se encontraram em um posto de combustíveis na noite anterior à morte de Fábio Brasil. Gláucio diz que foi pedir para bolinha não matar o empresário. "Eu disse que não queria que ele quisesse, e ele me disse que eu era frouxo, que eu era ‘mijão’, que se eu quisesse era só falar e tal", disse em depoimento. Gláucio diz que "Bolinha" afirmou: “rapaz, eu não acredito que você é tão covarde. Rapaz, tu não fazer um negócio desse. O cara sujou teu nome aí na cidade. Disse que as pessoas iam até me pagar se eu fizesse". Em outro trecho das gravações, Gláucio diz que "Bolinha" falou: "era melhor a mãe dele chorar do que a tua. Um vagabundo desses. Tu é empresário, trabalhador, com tudo pela frente. E, ainda, falou que o Fábio queria me matar. Que o ‘Fabinho’ queria me matar”.

Houve, ainda, outro encontro em uma panificadora na manhã seguinte, quando Fábio Brasil já havia sido assassinado. Gláucio diz que ficou sabendo, ali, que Bolinha havia mandado matar o empresário do Piauí. "eu soube no dia seguinte que recebi uma mensagem em que ele dizia: ‘já resolvi o problema’", afirmou. "Aí eu me desesperei. Mandei uma mensagem pra ele dizendo: ‘eu não mandei você resolver nada, cara. Você sabe disso’", continuou. "Bolinha" diz que marcou o encontro porque queria saber se Gláucio tinha envolvimento no crime. "Eu disse rapaz, você mandou matar Fábio Brasil? Não. Não tenho nada a ver com isso e, depois, foi embora", diz "Bolinha". Novamente, há trocas de acusações. "Quando eu fui no posto, você falou para ti pra você não fazer, eu sabia que isso ia dar nisso, rapaz", diz Gláucio. "Gláucio, você tem que falar é a verdade. Quem mandou matar Fábio Brasil foi teu pai. Agora, esse negócio de Décio Sá eu não sei. Porque quem mexe com blog é tu também. Tu que briga com blogueiro. Eu não tenho tempo pra mexer com isso", rebate "Bolinha".

Agiotagem

Os depoimentos colhidos durante as investigações dos assassinatos levaram a polícia a descobrir que a quadrilha acusada dos crimes mantinha um esquema de agiotagem e corrupção em prefeituras que desviou mais de R$ 100 milhões de cofres públicos, fraudando licitações nas áreas de saúde, merenda escolar e aluguel de máquinas. Fábio Brasil teria dado um golpe na quadrilha e morreu por isso. Décio Sá foi assassinado porque denunciou, em seu blog, o grupo que matou o empresário no Piauí.

A acareação entre o suposto mandante e o homem que teria contratado o pistoleiro para cometer os dois crimes termina com a ironia de um dos acusados: "vamos fazer o seguinte: vamos dizer que o mandante é o coelhinho da Páscoa. Se não tem o mandante, prende o coelhinho da Páscoa", finaliza Gláucio.

Julgamento

No dia 6 de maio, terão início as audiências das testemunhas de defesa, acusação e os acusados arrolados no processo do assassinato de Décio Sá. As audiências de instrução ocorrerão até o dia 24 do próximo mês, no Salão do Júri, no 1º andar do Anexo do Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, a partir das 9h, de segunda-feira a sexta-feira. Durante os 15 dias, mais de 55 pessoas serão ouvidas pela juíza Ariane Mendes Castro Pinheiro, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, que é a responsável pelo caso.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário