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segunda-feira, 18 de março de 2013

Oi e Cemar são as campeãs de reclamação dos consumidores


Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor,o Procon divulgou na última sexta-feira (15) uma lista com os nomes das empresas mais reclamadas no Maranhão. No ano de 2012, o Procon-MA realizou mais de 30 mil atendimentos, número esse maior que a somatória de atendimentos dos 3 anos anteriores (2009, 2010 e 2011) do órgão.
A justificativa desse aumento se deve, entre outros fatores, ao apoio do Governo do Estado que fomentou a transformação do órgão em Gerência, bem como a mudança da sede que deu mais comodidade à população”, afirmou Kleber José Moreira.
Desses mais de 30 mil atendimento, o Grupo Oi ficou em primeiro lugar com cerca de 4.281 atendimentos no ano de 2012 valor esse que corresponde a 15,46% de toda demanda do órgão. Em segundo lugar ficou a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) com cerca de 2.177 atendimentos , valor esse equivalente a 8% de toda a demanda do órgão.

EMPRESAS MAIS RECLAMADAS EM 2012
Grupo Oi
Companhia Energética do Maranhão (Cemar)
Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema)
Claro/Embratel
CCE/Digibras
Itaú
Máquina de Vendas
B2W/Lojas Americanas
Bradesco
Eletromi
Conciliação
A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) realizou, de quarta a sexta-feira, a “I Semana de Combate ao Superendividamento – Saindo do Vermelho” na Praça do Sol, no Tropical Shopping, em São Luís.
Na ocasião, foram montados estandes de várias empresas e prestadoras de serviços para receber os consumidores para renegociar suas dívidas e tentar a conciliação com o cliente, mediante acompanhamento do Procon. As equipes ficaram de plantão durante os três dias, das 8h às 18h.
Para o gerente do Procon, Kleber José Moreira, o evento foi uma grande oportunidade para consumidores limparem seus nomes. “Celebramos grandes negociações entre consumidores e prestadores de serviço. Desta maneira, ajudamos muitas pessoas a renegociarem suas dívidas, limpando o nome da lista de proteção ao crédito e também orientando para um consumo mais responsável”, declarou o gerente.
O atendimento foi realizado aos consumidores que fizeram previamente um cadastro para participar do evento. Porém, o Procon deu a oportunidade para que todos participassem e o cadastro foi feito na mesma hora, sem agendamento. Na programação, foram realizadas ainda conferências sobre educação financeira, empréstimo consignado para idosos, palestra sobre educação financeira para crianças de escolas públicas, além de esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor.
 

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