BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Portuários do Maranhão fazem paralisação nesta sexta

A greve faz parte de uma mobilização nacional da categoria contra Medida Provisória do governo.
 
SÃO LUÍS – Os portuários do Porto do Maranhão deverão aderir à paralisação nacional da categoria nesta sexta-feira (22). A greve deve acontecer de 7h30 até as 13h30. A decisão foi tomada após assembleia realizada nesta quinta-feira (21), em Brasília, pela Federação Nacional dos Portos, que determinou a paralisação dos trabalhadores de todos os portos do país.

Eles reivindicam mudanças na Medida Provisória do governo federal, que altera, dentre outras coisas, aspectos nas relações de mão de obra nos portos. Dentre eles, a contratação de trabalhadores temporários, que só poderia ser feito por intermédio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), cujos membros tem direitos trabalhistas garantidos. Com a aprovação da MP, a contratação por este órgão já não será mais obrigatória, o que pode gerar precarização do trabalho portuário.


Portuários reinvidicam mudanças na MP dos portos, como as relacionadas aos critérios de contratação temporária. (Foto:Biné Morais)



Segundo o presidente interino do Sindicado dos Estivadores, Isaque Lindoso Frazão, três sindicatos estão envolvidos no movimento grevista. “Cerca de 400 trabalhadores (Sindicato dos estivadores, sindicato dos conferentes e consertadores e sindicato dos arrumadores), deverão participar da manifestação. Todos estarão concentrados em frente ao Porto do Itaqui”, afirmou.

Isaque Lindoso disse, ainda, que poderá haver uma nova mobilização grevista caso o Governo Federal não ceda às reivindicações dos portuários. “Outra paralisação está marcada para a tarde de terça-feira (26)”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário