BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 6 de julho de 2012

São Luís bate meta de vacinação contra pólio

Em São Luís, foram vacinadas 77.181 crianças na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o que representa 96,5% da população-alvo – crianças de 0 a menores de 5 anos. Com o índice, a capital ultrapassa a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), de 95%. Os números são referentes ao balanço da última terça-feira, 3, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Imunização.
Para realização da campanha, a capital recebeu 130 mil doses da vacina. A campanha, que foi iniciada no dia 16 de junho, será encerrada nesta sexta, 6, em todo o país. “Para nós é uma satisfação esse resultado positivo. Mas a nossa expectativa é chegar aos 100% da população alvo, que é de 80 mil crianças. Esperamos que, até o encerramento da campanha, a totalidade das nossas crianças esteja protegida”, afirmou o secretário de Saúde do Município, Santiago Servin.
Apesar de ter batido a meta, até esta sexta-feira (07), os 72 postos de saúde de São Luís continuarão em campanha de vacinação contra a poliomielite, funcionando das 8h às 17h. A Coordenação de Imunização orienta os pais a não deixarem para vacinar seus filhos na última hora.
De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, foram vacinadas até agora em todo o país 12,3 milhões de crianças. O número representa 86,9% do público-alvo. O Ministério repassou 21,2 milhões de doses para a cobertura vacinal nesta etapa. No dia 23 de agosto, as crianças devem retornar aos postos para tomar a segunda dose da gotinha.
Erradicação A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PNI possui histórico de vitórias importantes no controle, prevenção, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas por vacinas. Algumas delas são a febre amarela urbana, a varíola e a poliomielite. Além disso, o Brasil está em fase de eliminação do sarampo e de extinção do tétano neonatal.
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo levar à morte. A transmissão ocorre via fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada. Devido às campanhas de vacinação feitas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil, no entanto ainda há registros da doença em países da África e da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário