BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Duplicação da BR-135 poderá ser adiada por mais dois anos

Técnicos maranhenses escalados para acompanhar a execução de obras federais no Estado mantiveram contato, ontem, com o Jornal Pequeno, para informar que estão alarmados com o risco iminente de que as obras de duplicação da BR-135, a chamada ‘Estrada da Morte’, sejam adiadas por mais dois anos.
Segundo os técnicos, o problema é o seguinte: foi concluída a licitação para a execução da obra, com a abertura do envelope de qualificação. Houve apenas um vencedor – o consórcio formado pelas empresas Serveng e Terpa. Este resultado, inclusive, já foi publicado e não houve recurso. Agora, falta a abertura do envelope de preço.
BR-135
Mas surgiu um novo embaraço: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes não estaria querendo abrir este envelope. Ou, melhor, a direção do DNIT em Brasília não teria autorizado a abertura do envelope de preços da licitação da obra da BR-135.
Há informações de que a direção do órgão agora avalia que a duplicação da BR seria melhor sendo feita do lado da adutora do Italuís, o que contraria frontalmente o projeto original aprovado pelo próprio DNIT.
Técnicos maranhenses que denunciaram que a licitação anterior teria sido barrada pela Vale agora estão desconfiados de que, novamente, é a Vale que está manobrando nos altos escalões para a obra não sair.
Então, é hora de dar a mão à palmatória. Os deputados Eduardo Braide e Marcelo Tavares têm sido uma voz incansável, na Assembleia Legislativa, alertando que, se a classe política do Maranhão não se unir o projeto de duplicação da BR-135 poderá ser adiado por mais dois anos. E tudo indica que a intenção do DNIT é o de autorizar a elaboração de um novo projeto.
Agora, uma pergunta que não quer calar: será que a presidente Dilma virá ao Maranhão, no dia 1º de setembro, como já está sendo anunciado, sem que a duplicação da BR-135 sequer tenha sido iniciada? Afinal de contas, foi a própria presidente quem prometeu, em Brasília, em audiência à governadora Roseana Sarney, que a obra desta rodovia seria iniciada neste mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário