BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Gabriela chega a Ilhéus e já causa alvoroço

     
SÃO LUÍS - Depois de Nacib (Humberto Martins) contratar Gabriela (Juliana Paes) no mercado de retirante, os dois seguem pelas ruas de Ilhéus. Nacib na frente, Gabriela atrás. A retirante do sertão caminha pelas ruas da cidade arrebatada com a nova possibilidade de vida. Ao adentrar na praça central, Nacib mostra seu bar, o Vesúvio, para Gabriela, mas a moça não tira os olhos da água que cai da fonte no meio da praça. Sua expressão de surpresa e encantamento não esconde o passado de sofrimento, por um momento Gabriela enxerga seus passos no árido sertão e refaz sua caminhada até ali. Sorri. E se joga sem pensar duas vezes no meio da fonte.
As pessoas que ali estavam não tiravam os olhos de Gabriela. Quem é essa mulher? O que é essa mulher? O que ela faz aqui? Perguntas ecoam em cada um dos espectadores da cena. A água bate no corpo da retirante e vai limpando toda a poeira da caminhada no sertão. Nos homens ela desperta o desejo instantâneo. Padre Cecílio (Frank Menezes), Dorotéia (Laura Cardoso), doutor Maurício (Claudio Mendes), Quinquina (Angela Rebello) e Florzinha (Bete Mendes) abrem a boca espantados com o que veem.
Dorotéia é a primeira a repreender o ato de Gabriela. Acha uma afronta a moral de Ilhéus e pergunta rispidamente a Nacib, quem é essa moça. Nacib, sem graça, censura Gabriela e pede para ela sair da fonte, explica que lá não é lugar de se banhar. Ao saber que Gabriela agora é cozinheira do árabe, Sinhazinha coloca panos quentes da situação pedindo para Dorotéia relevar, “bem se vê que é uma pobre retirante”. Nacib agradece e leva Gabriela para sua casa.
Os frequentadores do bar Vesúvio ficam boquiabertos com a beleza da nova cozinheira e, entre eles, comentam a maravilha de surpresa naquela tarde quente na cidade litorânea da Bahia. Especulam sobre quem é, o que vai fazer. Coronel Ribeirinho (Harildo Deda) pergunta em voz alta se ela será mais uma mulher-dama do Bataclan, mas doutor Ezequiel (José Rubens Chachá) tem certeza que não “Tem jeito não. Foi direto pra casa de Nacib”. Josué constata que ela será a nova cozinheira, já que o turco não pensava em outra coisa a não ser nisso. Tonico (Marcelo Serrado) observa a cena da janela e não disfarça o olhar de desejo.
A cena está prevista para ir ao ar terça-feira (19). Gabriela, escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho, estreia dia 18 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário