BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 14 de março de 2012

Família de pedreiro denuncia omissão de socorro do Samu

Foi sepultado ontem (13), no Cemitério São José Bonfim, no Bairro da Vila Nova, o pedreiro Cristino Sousa, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A mãe de Cristino se disse revoltada e afirmou que ouve negligência médica na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e omissão de socorro por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Cristino tinha 34 anos e residia na Rua 13 de Maio, casa 2, no Residencial Primavera na Vila Embratel. O pedreiro deixou três filhos, um menino de nove anos e duas meninas, de 10 e 12 anos.
Foto: G. Ferreira
Familiares de Cristino Sousa (detalhe) reclamam da falta de atendimento
De acordo com a mãe de Cristino, Joana Deltrudes Sousa, o seu filho sofreu o primeiro AVC em outubro do ano passado, quando ficou internado no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 1. Joana Sousa disse que, no final do mês passado, o pedreiro sentiu uma forte febre e foi internado na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, ficando naquela casa de saúde até a última sexta-feira (9).
Joana afirmou que os médicos da Unidade Mista mandaram Cristino para casa, mesmo ele ainda com febre. Na segunda-feira (12), pela manhã, o pedreiro voltou a passar mal. Os familiares afirmaram ter ligado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teriam sido surpreendidos pela informação de que não havia ambulância para prestar o socorro.
Com a insistência dos familiares, segundo a mãe de Cristino, o funcionário sugeriu que o pedreiro fosse levado em um carro particular até uma casa de saúde. No entanto, como informou Joana Sousa, algumas horas depois Cristino faleceu em sua própria residência.
Segundo a mãe de Cristino Sousa, durante o tempo em que ficou internado na Unidade Mista não foi constatado que ele era diabético, nem mesmo que estava com pneumonia. Isso aconteceu somente após sua morte, por meio do atestado de óbito.
Outro lado – O secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, informou que apurou a denúncia com a direção do Samu e imediatamente solicitou abertura de uma sindicância para apurar os fatos e tomar providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário