BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Professores protestam pelas principais ruas e avenidas de Tutóia por salários

Na manhã de sexta feira (13), professores e servidores públicos municipais realizaram passeata em reivindicação por seus direitos. Os professores lutam por adequação do Piso Salarial Nacional para a categoria, atualização do Plano de Cargos e Salários, aplicação dos 60% do Fundeb – Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica, entre outras reivindicações.
O movimento partiu da sede do Sindicato dos Servidores, tomou as principais ruas e avenidas da cidade. A primeira parada aconteceu em frente ao Fórum e as demais, no Ministério Público Estadual, na Prefeitura e na Secretaria de Educação. A cada parada, os manifestantes entoavam o Hino Nacional e proferiam discursos em favor dos direitos da classe e da Educação de Tutóia, como merenda escolar, bônus salarial com as sobras do Fundeb, de 2009, 2010 e 2011.
Muitos outros segmentos sociais de Tutóia aderiram ao movimento, como CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tutóia, Sintraf - Sindicato da Agricultura Familiar, além de civis.
A Polícia Militar e Guarda Municipal foram notificadas e garantiram a orientação do trânsito, inclusive, realizando desvios.
Para os líderes do movimento o resultado é positivo, uma vez que estes afirmam estar sendo lesados nos seus direitos salariais. O motivo principal da manifestação se sustenta na luta pelos direitos preconizados nas Leis do Piso.
Tentamos ouvir da Secretaria uma opinião, mas ninguém quis falar. Conversamos ainda com o advogado da Educação de Tutóia, mas este não quis dar entrevista, falou informalmente que o município (no caso a Secretaria de Educação) não havia sido notificado, oficialmente, da manifestação

Nenhum comentário:

Postar um comentário