BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mestre Teodoro, ícone do bumba-boi, morre aos 91 anos no Distrito Federal

Um dos principais articuladores da cultura maranhense em Brasília, o folclorista Teodoro Freire, considerado um dos mestres da cultura popular, norreu na madrugada deste domingo, no Hospital Santa Helena, em Brasília. Ele tinha 91 anos e sofria de enfisema pulmonar. O velório está sendo realizado no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, e o corpo será cremado na manhã de hoje.
Mesmo com a saúde debilitada, estava junto com seus familiares realizando o festejo de São Sebastião em Brasília e que ia coincidir com as comemorações dos 49 anos de fundação do Boi de Seu Teodoro, uma das grandes referências da cultura popular do Maranhão, em Brasília.
Foto: Arquivo
Mestre Teodoro Freire, como era conhecido, levou e difundiu o bumba-boi maranhense no Distrito Federal
No sábado à tarde, teve uma parada cardiorrespiratória. Levado ao hospital, submeteu-se a alguns exames, mas logo depois foi liberado. À noite, o mestre Teodoro sentiu-se mal novamente e foi levado às pressas ao hospital, onde chegou a ser internado na UTI, mas não resistiu.
A escolha do Centro de Tradições Populares para a realização do velório foi uma homenagem ao mestre da cultura popular, pois lá estavam sendo realizadas as festas e rezas em homenagem a São Sebastião, no festejo iniciado no dia 10 e também seria o palco das comemorações dos 49 anos do bumba meu boi, previstas para acontecer dia 28. Com a morte do articulador da festa, ficam mantidas apenas as rezas de São Sebastião pelo cunho religioso, mas a festa de aniversário foi cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário