BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

''Chuva em São Luís só em fevereiro'', alertam meteorologistas

A média de chuva esperada é de 373 milímetros. Abril deve registrar o maior volume de chuvas.

SÃO LUÍS - Na segunda-feira, dia 16, os pluviômetros do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) registraram um volume de chuvas de 25 milímetros. Apesar da intensidade das precipitações que atingiram São Luís, ainda não se iniciou de fato o período chuvoso na capital, o que vai acontecer somente em fevereiro, se estendendo até maio.

De acordo com a meteorologista Andrea Cerqueira, as chuvas que estão atingindo a cidade são causadas pelo chamado período de transição entre a estação seca para a chuvosa. Ela explicou também que nessa fase é comum que haja dias com muita chuva e outros ensolarados, como foi registrado nos últimos dias.

"Climatologicamente falando, esse é um período que chamamos de período de transição da estação seca para a chuvosa. Nessa fase, é perfeitamente normal que em alguns dias chova muito, outros sejam nublados e outros, ensolarados", explicou a meteorologista.

Os dados do Núcleo de Meteorologia mostram que a média de chuvas para este mês é de 244,2 milímetros. Em janeiro do ano passado, choveu 465,4 milímetros, 90,6% a mais do que era esperado para o mês.

Chuvas

O período chuvoso em São Luís vai começar apenas em fevereiro e a média de chuva esperada é de 373 milímetros. O mês que deve registrar o maior volume de chuvas é abril - são esperados aproximadamente 475,9 milímetros de chuva.

A previsão do Núcleo de Meteorologia da Uema é de que, durante o período chuvoso na cidade, chova o equivalente a 1.593,4 milíme-tros - 373 milímetros em fevereiro, 428 em março, 475,9 em abril e 316,5 em maio. No ano passado, durante esses quatro meses, choveu o equivalente a 1.536 milímetros, abaixo do que era esperado para o período.

Os meses de junho e julho também são considerados períodos de transição, mas da estação chuvosa para a seca. Nesse período, as chuvas começam a se tornar mais escassas e as temperaturas começam a se elevar. De agosto a dezembro, meses que caracterizam a estação seca na cidade, a temperatura em São Luís pode se elevar até os 35°C, em virtude da diminuição considerável do índice pluviométrico na cidade.

Volume de chuva esperado para este ano

Janeiro: 244,2mm (período de transição: estação seca para a chuvosa)

Fevereiro: 373mm (período chuvoso)

Março: 428mm (período chuvoso)

Abril: 475,9mm (período chuvoso)

Maio: 316,5mm (período chuvoso)

Junho: 173,3mm (período de transição: estação chuvosa para a seca)

Julho: 131,1mm (período de transição: estação chuvosa para a seca)

Agosto: 29,4mm(estação seca)

Setembro: 23,3mm (estação seca)

Outubro: 7,6mm (estação seca)

Novembro: 10,5mm (estação seca)

Dezembro: 77,4mm (período de transição: estação seca para a chuvosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário