BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

IDH de Matões do Norte cresce mais no governo Solimar

Estudo divulgado pela ONU no fim de julho mostra que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no município de Matões do Norte cresceu mais na década marcada pelo governo de prefeito  Solimar  Alves de Oliveira (DEM) do que no mesmo período subsequente, dominado pela gestão ex-prefeito Antonio Sampaio Rodrigues da Costa.

Segundo o relatório do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com base em números referentes ao ano de 2012, o índice que afere longevidade, educação e renda em Matões do Norte, saltou de 80,50 para 133,33, situando-se na faixa dos municípios com IDH intermediário.

Na década de 2000, período em que o município era governado pelo ex-prefeito Sampaio, o IDHM era 0,342. Já em 2010, década marcada pela chegada de Solemar  ao poder, a evolução de Matões saltou para 0,533 , uma taxa de crescimento de 55,85%.

O estudo considera IDH muito baixo aquele situado entre 0 e 0,49. Já o baixo, situa-se entre 0,5 e 0,59. O médio, de 0,6 e 0,69. O alto varia entre 0,7 e 0,79. O muito alto vai de 0,8 a 1,0. Segundo o atlas, cinquenta municípios brasileiros possuem IDH muito alto.

SAIBA MAIS
O IDH é a referência mundial para avaliar o desenvolvimento humano a longo prazo. O índice é calculado a partir de três variáveis: vida longa e saudável (medida pelo indicador expectativa de vida), acesso ao conhecimento (medido pelos índices média de anos escolaridade em adultos e anos esperados de estudo) e um padrão de vida decente (calculado a partir da renda nacional per capita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário