BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 14 de maio de 2013

Defesa de Gláucio Alencar e Miranda dispensa maioria das testemunhas

A defesa dos acusados como mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá, Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho, dispensou oito das nove testemunhas arroladas para prestar depoimento nesta segunda-feira (13), no quinto dia de audiências sobre o crime. Ao todo, 55 pessoas foram relacionadas para depor na fase de instrução do processo, que ocorre entre os dias 6 e 26 de maio, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.
advogado_adriano_cunha
Advogado Adriano Cunha defende possíveis mandantes (Foto: Clarissa Carramilo/G1)
Entre os dispensados, estavam delegados e policiais que trabalharam no caso. Pela defesa, prestou depoimento somente um amigo de Gláucio, que frequentaria a mesma igreja evangélica do acusado. Com as dispensas, o promotor do Tribunal do Júri, Luís Carlos Duarte, aproveitou para interrogar uma testemunha de acusação que não pôde depor na semana passada, quando foram ouvidas outras 26 pessoas.
A testemunha é proprietária de uma pousada no Calhau, onde o acusado Elker Veloso, conhecido como Diego, ficou hospedado durante uma semana e meia. De acordo com ela, o hóspede teria recebido visitas do assassino confesso Jhonathan Silva, com quem saiu repetidas vezes. Diego foi preso em Divinópolis, em Minas Gerais, em junho do ano passado. Ele é suspeito de auxilar o assassino na logística do crime.
A dona do estabelecimento disse ainda desconhecer um trecho do depoimento constante no inquérito policial e que policiais mandaram que ela rasgasse a ficha de hospedagem referente à estada do acusado. É a quarta pessoa que nega parte de suas declarações e acusa a polícia de praticar coação.
Sobre as declarações das testemunhas que afirmam desconhecer trechos dos depoimentos prestados na delegacia, o sub-delegado geral de Polícia Cilvil, Marcos Affonso Junior, revelou que a polícia está tranquila quanto ao que está escrito porque todos os depoimentos estão filmados.
elker_bine
Elker Veloso, o Diego, acusado de auxiliar assassino no crime (Foto: Biné Moraes)
A audiência marcada para amanhã (14) foi suspensa porque seria destinada à defesa do advogado Ronaldo Ribeiro, que teve o processo desmembrado pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Márcio Castro Brandão, após pedido de adiamento do advogado Aldenor Rebouças Júnior. Até sexta-feira (17), devem ser ouvidas as testemunhas das defesas dos 12 acusados.
Fase de instrução
Até sexta-feira (17), somente testemunhas de defesa devem ser ouvidas. A primeira semana de audiências foi reservada às testemunhas de acusação e a terceira será a vez dos acusados no processo. Terminada a fase de instrução, o MP-MA terá que apresentar alegações finais sobre cada um dos acusados. Feito isto, o juiz vai determinar se eles vão a júri popular. Caso contrário, os suspeitos podem ser absolvidos.
Entenda
Décio Sá foi atingido por cinco tiros quando estava em um bar na Av. Litorânea, em São Luís, por volta das 23h do dia 23 de abril do ano passado. O jornalista, que trabalhava na editoria de política do jornal O Estado do Maranhão e era responsável pelo Blog do Décio, morreu na hora.
glaucio_bine
Gláucio Alencar em audiência sobre assassinato de Décio (Foto: Biné Moraes)
miranda_bine
Gláucio Alencar em audiência sobre assassinato de Décio (Foto: Biné Moraes)
De acordo com a polícia, Décio foi morto porque teria publicado em seu blog informações sobre o assassinato do empresário Fábio Brasil, envolvido em uma trama de pistolagem com os integrantes de uma quadrilha supostamente encabeçada por Glaucio Alencar e José Miranda, suspeitos também de praticar agiotagem junto a mais de 40 prefeituras no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário