quarta-feira, 8 de maio de 2013

Complexo Ferroviário de Rosário deverá ser revitalizado

A ideia é transformar o edifício num ponto de atendimento ao turista.

SÃO LUÍS - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (IPHAN), Jurema de Sousa Machado. Na pauta a revitalização do complexo ferroviário de Rosário, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses. A ideia é transformar o edifício num ponto de atendimento ao turista, com espaço para exposição dos achados arqueológicos e divulgação dos municípios vizinhos para potencializar o fluxo de visitação na região.

Além da recuperação do prédio, o projeto prevê obras nos arredores.

- O investimento na estação ferroviária, as avenidas e as praças é algo que vi mudar a face daquela região. Do ponto de vista turístico é fundamental. O visitante irá ter acesso a um local com todo o conforto e será estimulado a conhecer mais atrativos”, explicou Vieira.

Para a representante do IPHAN, a revitalização de estações ferroviárias está na lista de prioridades.

- Temos interesse especial em investir nesse patrimônio, que guarda estreita relação com a história do Brasil - comentou Jurema de Sousa Machado. O complexo de Rosário, hoje abandonado, foi construído com estruturas metálicas inglesas e telhas francesas.

O projeto elaborado pelo IPHAN entregue no Ministério do Turismo será analisado pela equipe técnica da pasta. O próximo passo é a análise jurídica do termo de cooperação técnica e, por último, a assinatura do repasse do recurso para o Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário