BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 2 de maio de 2013

23ª edição da Romaria dos Trabalhadores reuniu milhares de participantes

Tradicional romaria realizada na área Itaqui-Bacanga abordou questões de saúde, consumo de drogas por parte dos jovens e até as dificuldades encontradas pela população da região
 

O Dia do Trabalho foi comemorado de outra forma pelos fieis da comunidade católica da área Itaqui-Bacanga, que realizaram a 23ª edição da Romaria dos Trabalhadores. O Imparcial acompanhou a concentração do evento, na Praça do Bacanga, de onde a caminhada dos romeiros seguiu até o bairro Anjo da Guarda. A romaria foi organizada por três paróquias daquela região, a qual compreende 58 bairros e cerca de 250 mil habitantes, e foi encerrada com uma missa campal na Praça da Ressurreição, celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário.

De acordo com o padre Elisvaldo Cardoso Silva, da Paróquia de São José Operário do Bonfim, o principal objetivo da romaria foi lembrar a comunidade sobre a importância da luta pela garantia dos direitos, que ainda encontraria desafios, apesar de conquistas sociais observadas desde que o movimento foi iniciado, tais como os postos de saúde e hospitais. O padre ressaltou que, como nas edições anteriores, a temática da Romaria dos Trabalhadores teve ligação com a Campanha da Fraternidade, cujo tema esse ano é "Juventude, Fé e Protagonismo", com destaque para as questões da educação, saúde e segurança para o público jovem.

Sobre a questão da saúde, o padre Elisvaldo chamou a atenção para o consumo de drogas envolvendo a população dos bairros de São Luís, assim como em muitas outras cidades. No caso das comunidades da área Itaqui-Bacanga, o religioso informou que os moradores vêm pleiteando ao poder público a instalação de um Centro de Apoio Psicossocial para o tratamento de álcool e outras drogas (CAPS AD), para o atendimento de adolescentes, jovens e adultos em situação de dependência química. Outra dificuldade enfrentada pela população da região, segundo o padre, seria o transporte público, cuja qualidade viria piorando. No que diz respeito ao trabalho, o padre fez referência à concentração de empresas e indústrias instaladas na área, além do Porto do Itaqui, que garantiriam o emprego dos moradores.

Para o padre Elisvaldo Cardoso, a Romaria tanto tem a natureza de luta social, sendo realizada por ocasião do Dia do Trabalhador, quanto de evangelização da comunidade participante, através das reflexões e orações realizadas no decorrer da caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário