Atendendo a um abaixo-assinado de 280 assinaturas, a Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim (a 118km de São Luís), obteve a interdição da antiga Associação da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) no município e a cassação do alvará de funcionamento para a agremiação, devido às rachaduras e aos vazamentos na caixa d’água situada no local. Além das medidas tomadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão no município, a petição resultou na suspensão imediata de festas e eventos no local.
Na petição, os cidadãos solicitaram a demolição da caixa d’água que, segundo eles, há 10 anos não sofre nenhuma reforma e que não é nem mesmo utilizada pela Caema. Após receber o abaixo-assinado, a promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago requereu informações ao organizador de festas na associação, Euradino Barbosa, sobre a possível regularidade da casa de festas.Em ofício datado de 23 de abril, Barbosa informou à promotora que suspendeu a realização de eventos desde o recebimento da solicitação da representante do MPMA.
Por sua vez, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão (CBM-MA), João Wanderley Costa Pereira, informou, a pedido da promotora, que uma vistoria na associação constatou a necessidade de apresentação do laudo estrutural da caixa d’água. A constatação foi reforçada pela Prefeitura de Itapecuru-Mirim, que, por força das condições estruturais, proibiu a liberação de Alvará para o local.
(CCOM-MPMA)