BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ministério Público pede a interdição da delegacia de Bom Jardim

Prédio tem rachaduras nas paredes e sujeira acumulada.
Estado afirma que plano de obras e reformas inclui o município.


        
O Ministério Público pediu na Justiça a interdição da delegacia de Bom Jardim, que funciona numa casa em condições precárias. Depois de algumas visitas à casa onde funciona a Delegacia de Polícia Delegacia da Polícia Civil e também a carceragem, a promotora de justiça Cristiane dos Santos resolveu entrar com uma ação civil pública contra o Estado.

“Houve a instauração de um inquérito civil, foram feitos relatórios e foi constatado que no local realmente não há condições dos presos permanecerem”, disse a promotora.

Há rachaduras nas paredes. Na oficina de arte da delegacia a situação está bastante complicada. A impressão que se tem é que ela pode cair a qualquer momento. A fiação é improvisada em uma parede, que fica fora das celas. Quando chove, a água fica infiltrada nas paredes e acumulada no chão da carceragem. “Nos banheiros tem barata demais”, reclamou o detento Edinaldo dos Santos.

O lixo se acumula em muitos locais. O mau cheiro é forte. Das seis celas que existem, uma está interditada, outra tem apenas um preso, isolado dos demais por ser extremamente agressivo. Restam apenas quatro celas para cerca de 20 presos.

Segundo a promotora, na cadeia não há carcereiro. “Existe apenas uma pessoa exercendo a função no momento, que na verdade não é carcereiro. Ele é uma pessoa cedida pela Prefeitura de Bom Jardim. Quem faz a segurança dos presos são os investigadores de polícia, comprometendo imensamente o trabalho da polícia judiciária de Bom Jardim”, disse a promotora.

Em nota, a Superintendência de Polícia Civil do interior informou que não foi comunicada oficialmente sobre a interdição da Delegacia de Bom Jardim. De acordo com o superintendente, Jair de Paiva Lima, o distrito policial do município está incluído no plano de obras e reformas que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública.
A Secretaria aguarda apenas a assinatura do Termo de Doação de um terreno pela prefeitura municipal para dar início as obras. A Secretaria de Segurança Pública enviará na próxima semana, técnicos e engenheiros a Bom Jardim para realizar uma avaliação na delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário