BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Fiscais da Aged apreendem vacinas antirrábicas congeladas em Codó


Foto: Divulgação
SÃO LUÍS - Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), apreenderam nesta segunda-feira (10), no município de Codó, 119 frascos de vacina antirrábica. A ação impediu a venda de 2.975 doses, que estavam completamente congeladas.
A chefe da Unidade Veterinária da Aged em Codó, Raysa Verde Abas, informou que as vacinas apreendidas serão incineradas. "Essas vacinas estão inativas e não servem mais para uso, pois não formam mais anticorpos, e o animal não fica protegido", explicou ela, afirmando que o proprietário da casa agropecuária foi autuado pela fiscal da Aged, Jaqueline Veras Alencar, que, na ocasião, fazia uma inspeção de rotina no comércio.
Os 119 frascos, que custam entre R$ 21 e R$ 27 no comércio de Codó, estavam congelados, quando a temperatura ideal para conservação das vacinas é de 2° a 8°. A vacina é destinada a animais de grande porte - como bovinos e equinos, mas, também, pode ser utilizada em ovinos e caprinos.
Em novembro deste ano, a Aged baixou portaria que tornou obrigatória em 48 municípios maranhenses - Codó não está inserida nesta relação - a vacinação contra a raiva animal, a fim de controlar o alto índice da doença em herbívoros domésticos. A obrigatoriedade da vacinação antirrábica é para bovídeos, equídeos e mamíferos, já a partir do primeiro dia de vida.
É necessário vacinar, periodicamente, os animais domésticos nas áreas endêmicas, mesmo que não haja focos de raiva porque, existindo o morcego hematófago, principal transmissor, pode surgir, a qualquer momento, um novo foco entre os herbívoros domésticos, com prejuízos econômicos para o pecuarista, além do risco à saúde de transmissão dessa zoonose a todas as pessoas em contato com os animais infectados.
Os municípios que deverão vacinar seus animais são Apicum-açu, Amapá do Maranhão, Araguanã, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bequimão, Boa Vista do Gurupi, Cajapió, Cajari, Cândido Mendes, Carutapera, Cedral, Central do Maranhão, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Newton Belo, Governador Nunes Freire, Guimarães, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Matinha, Mirinzal, Nova Olinda do Maranhão, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Médici, Presidente Sarney, São Bento, São João Batista, São Vicente Férrer, Santa Luzia do Paruá, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário