BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sistema portuário recebeu 144 navios no mês de outubro

Movimentação de cargueiros nos portos de SL foi 11,1% menor do que no mesmo período do ano passado.
.
Foto: Biné Morais / O Estado
SÃO LUÍS - O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui e os terminais de uso privativo (TUP) Ponta da Madeira e Alumar, recebeu 144 navios em outubro deste ano, o que significa 11,1% a menos do que foi registrado no mesmo período de 2011, com 160 embarcações. Os dados são da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente o tráfego de navios mercantes no setor portuário da Ilha, bem como estatísticas (com dados do ano passado) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Com 12 atracadouros em operação (dois no Terminal da Alumar, três em Ponta da Madeira e sete no Itaqui) considerando o resultado global de outubro deste ano, a taxa média de atendimento de navios no sistema portuário ficou em 4,6 navios por dia, com média de operação de 5,1 horas por navio.
Destaque para a movimentação de navios no Porto do Itaqui, que computou 58 embarcações no mês passado, o melhor resultado do período. O maior número de atracações no período em referência ocorreu nos atracadouros destinados a operações com derivados de petróleo do porto (berços 104 e 106).
Foram 16 atracações no berço 104 e mais 15 no berço 106 do Itaqui. Em seguida ficou o berço 102, com 12 operações. O berço 101 teve sete registros e os berços 100 e 103 tiveram quatro atracações cada um.
Há também o Porto Grande, antigo terminal pesqueiro que atualmente é utilizado para atracação de embarcações de apoio marítimo (offshore), com duas atracações.
Privativos
O Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), administrado pela Vale, recebeu 55 navios no período em referência. De acordo com as estatísticas, ocorreu um fato curioso na movimentação de embarcações no terminal: cada um dos três atracadouros (Píer I, Píer III/Sul e Píer III/Norte) atendeu 16 navios cada um.
Há também o Píer II, também denominado berço 105, localizado na área de cais do Porto do Itaqui, arrendado à mineradora, que recebeu sete embarcações. O Terminal da Alumar, de acordo com o relatório da Pratimar, recebeu 29 navios cargueiros em outubro deste ano, sendo 12 no berço 1 e 17 no berço 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário