BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Eclipse total do Sol ocorre nesta terça-feira



Nesta terça-feira (13), um eclipse total do Sol poderá ser observado na Austrália, partes do Pacífico e Chile. O fenômeno astronômico, caracterizado pelo posicionamento da Lua entre a Terra e o Sol, terá duração de três horas. Este é o segundo eclipse solar do ano. Em maio, partes da Ásia, o pacífico e a América do Norte observaram um eclipse do tipo anelar, ou seja, quando um anel é visto ao redor da Lua – saiba mais sobre o eclipse de hoje na página eletrônica da agência espacial americana (Nasa).
O evento começa às 18h45, no horário de Brasília, quando inicia o amanhecer australiano do dia 14 de novembro. A expectativa é de que durem dois minutos em que o Sol, oculto pela Lua, se reduzirá a um disco negro.
O fenômeno não poderá ser observado pelos brasileiros, mas, pela internet, sitesespecializados farão a transmissão, ao vivo, do eclipse solar desta terça-feira. No Brasil, o próximo eclipse, do tipo anelar, poderá ser observado em 2023 nos Estados do Norte e do Nordeste do pais. O próximo eclipse total do Sol, no Brasil, ocorrerá em 2045.
Fotos: Reprodução/Internet e Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário