BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Parceria leva Água para Todos a comunidades rurais do Maranhão

Moradores de povoados de Matões do Norte, município-piloto no Maranhão do programa Água para Todos, já estão vivenciando um novo cotidiano. Começam a utilizar para consumo, a água captada das chuvas e armazenada em cisternas de polietileno instaladas nas residências. A ação vai contemplar a instalação de 27 mil sistemas de captação, abrangendo os 217 municípios do Maranhão, por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Prefeituras Municipais e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O trabalho em Matões do Norte, iniciado em 1º de março deste ano, deverá ser concluído até meados do mês que vem. Ao todo, 150 cisternas estão sendo instaladas nos povoados do município. A cidade ganhou até um canteiro de obras, com direito a uma pequena fábrica, onde as calhas são produzidas e o encanamento adequado ao local onde será instalado. Tudo direto da linha de produção para a montagem nos povoados.

"Esse é um projeto social de enorme alcance, pois estamos levando mais saúde e qualidade de vida para a população rural, oferecendo água de qualidade para o consumo e para o preparo dos alimentos", declarou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca e coordenador do programa no estado, Cláudio Azevedo, durante vistoria aos trabalhos, na manhã de sexta-feira (13), no povoado Morro Grande, ao lado do secretário municipal de Infraestrutura, José João Rabelo, e de representantes da Codevasf e do Comitê Gestor Municipal do Programa.

Com a instalação dos sistemas de captação de água, os moradores dos povoados já começam a experimentar os benefícios. É o caso de Francisca Licá, de 46 anos, há oito morando no povoado Morro Grande, e que todos os dias fazia mais de 10 viagens ao poço comunitário para poder realizar os afazeres domésticos. "Água é ouro e com a água mais perto de casa, a vida está melhor. Faço tudo mais rápido e sobra mais tempo para cuidar da minha sogra, que está adoentada, e até de mim", afirmou.

O lavrador José Alves, de 62 anos, há 48 morando no povoado Morro Grande, demonstrou contentamento enquanto acompanhava, ao lado da mulher, Maria do Socorro Machado, 62, a instalação das calhas em sua casa. "Sei que vamos ter benefícios, o primeiro deles é a água. Vai ser bom também para descansar minha mulher, que não vai precisar ir mais tantas vezes ao poço", assinalou.

No povoado Lago do Coco, que está na fase de escavação do local para colocação da cisterna - uma das etapas do serviço - os moradores não escondiam a alegria de estar sendo alvo da ação. Maria da Conceição Lopes, de 46 nos, acompanhava a movimentação de longe com a filha, e Isaias Lopes Alves, de 23, participava da escavação. "Vai ser bem melhor agora. Tenho um bebê e precisamos de água de qualidade para garantir a saúde da família toda", disse ele, ao lado dos companheiros que ajudavam no trabalho.

Além de beneficiar as residências, prédios públicos também estão recebendo as cisternas. O Posto de Saúde Casemiro Ferreira e a Escola Municipal Tia Vilma, em Morro Grande, receberam o benefício. Assim será nas outras localidades, exemplo dos povoados Marajá, Alto Bonito, Coivaras e outros.

Modelo
A ação no município de Matões do Norte será modelo para os demais, como São Mateus, onde a instalação de 740 deve começar no mês que vem. De acordo com o cronograma, inicialmente serão instaladas 4.302 cisternas nos municípios de Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, Cantanhede, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte.

Além disso, a presidência da Codevasf já garantiu mais 23.014 cisternas para o Maranhão, que serão instaladas nos outros 135 municípios que compõem a área de atuação da Companhia (bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim).

Programa
O Programa Água para Todos integra o plano Brasil Sem Miséria, que foi instituído pelo Decreto nº 7.535, de 26 de julho de 2011. O objetivo da ação é implementar soluções que garantam o acesso a água para toda a população rural do semiárido brasileiro que vive em situação de extrema pobreza e esteja inscrita no Cadastro Único do Bolsa Família. Visa ainda à universalização do acesso á água em áreas rurais para consumo humano e para a inclusão produtiva, por meio da captação de água de chuva.

No Maranhão, os municípios que não integram as bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, Mearim e Itapecuru (área de atuação da Codevasf), terão atendimento por outro sistema do Programa Água para Todos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Ministério do Desenvolvimento Social firmaram convênio com essa finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário