BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 22 de março de 2012

Órgãos de Segurança Pública se reúnem a partir desta quinta-feira

Começa, nesta quinta-feira (22), em São Luís, a 23ª edição da Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). O evento reúne operadores de Segurança Pública dos nove Estados do Nordeste, incluindo representantes de órgãos como secretarias estaduais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, além de representantes de instituições federais. Ao todo, são 54 integrantes que participam do Consene.
Em entrevista ao portal Imirante, no início da manhã desta quinta-feira, o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, ressaltou a importância da reunião. "O que se discute nesses fóruns são as parcerias, experiências que são exitosas em alguns Estados, e, com esse êxito, a gente compartilha com os outros Estados que têm dificuldades nessas áreas. Basicamente, se discute experiências que estão sendo implementadas, experiências que deram certo e experiências que não foram muito positivas. Com essa troca de informações, nós conseguimos ajudar outros Estados que estão mais carentes nessa área de Segurança Pública", disse.
Segundo o Segurança Pública, a "boa parceria" com os outros Estados tem levado o Maranhão a diminuir os crimes em cidades do interior, como o arrombamento de caixas eletrônicos de autoatendimento de bancos. "Hoje, se tem confiança, proximidade e muito mais agilidade no contato entre os Estados", ressalta.
O Maranhão deve destacar, nesta quinta-feira, durante a reunião, exatamente a redução de números de assaltos a bancos de um ano para outro, trabalho que, de acordo com o secretário, rendeu uma homenagem do Ministério da Justiça. "É um dado inédito no Brasil. Nós reduzimos (os números de assaltos a bancos) em mais de 70% de 2009 para 2010. Isso tem servido de exemplo para outros Estados. Nós temos, hoje, também, o grupo aéreo mais ativo e mais eficiente do Nordeste brasileiro, sendo o terceiro mais efetivo em todo o Brasil", finaliza o secretário.

A programação do Consene se estende até esta sexta-feira (23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário