BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Prefeitura de São Luís intensifica obras de drenagem no Novo Angelim

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está intensificando as intervenções de drenagem profunda em dois pontos do bairro do Novo Agelim: na Travessa Paulista e na Rua E. Há mais de duas décadas que os moradores do local reivindicam serviços de infraestrutura e saneamento básico para acabar com os alagamentos no período chuvoso.
Segundo o coordenador de Drenagem da Semosp, Carlos Alberto Lindoso, os serviços já estão bem adiantados e concentram-se na finalização da colocação de tubulações simples e duplas para a captação do volume dá água da chuva que desce de ladeiras e chegava até a destruir casas do bairro.
Equipes se revezam nos serviços de drenagem que estão sendo realizados no bairro do Novo Angelim
“Com estes serviços de drenagem, a Prefeitura vai acabar com os problemas de alagamento e erosão que eram comuns no bairro e a aflição dos moradores; após a conclusão deste saneamento básico, estas ruas serão pavimentadas, melhorando, consideravelmente, a qualidade de vida de todos”, disse Lindoso.
Na Travessa Paulista, foram colocados 152 metros de tubulação simples de 600 diâmetros, por onde a água escoará. O serviço de drenagem profunda evitará alagamento no local.
A comerciante Antônia Luz, 52 anos, acompanha a obra diariamente uma vez que o seu comércio fica na própria residência e há anos ela sofre com alagamento dentro da casa. “Moro aqui há 25 anos e agora vejo um sonho se concretizando na porta da minha casa, graças a Deus e ao prefeito João Castelo, que está mandando fazer este serviço”, disse.
Já na Rua E, que fica há dois quarteirões da Travessa Paulista, as equipes trabalham no berço do bueiro, que é a base de sustentação da linha de drenagem. São quase 300 metros de drenagem profunda com a colocação de tubulações duplas de 1200, 1000 e 600 de diâmetros.
Com este serviço, a água da chuva será captada e despejada no córrego, onde a Prefeitura ainda construirá uma ponte no local após a conclusão do saneamento. Os serviços de drenagem devem ser concluídos até o final deste mês. A obra na Rua E facilitará o acesso do bairro a outras localidades das proximidades, como Cruzeiro do Anil, Angelim e Piquizeiro.
Fiscalização e agradecimento
O presidente da Associação dos Moradores do Novo Angelim (Asconagel), Augusto Fernandes, acompanha, sistematicamente, os serviços da Prefeitura no bairro. Segundo ele, é uma satisfação porque os moradores solicitam as intervenções ao poder público municipal há 26 anos, ou seja, desde a criação do bairro Novo Angelim.
“Estamos muito felizes com estas obras. Apenas o prefeito João Castelo olhou por nós; não só com os serviços de drenagem, mas também de iluminação pública, que têm melhorado substancialmente a vida de todos nós, moradores daqui”, afirmou Augusto Fernandes.
Com a esperança de não ver mais alagamentos e risco de erosão no bairro, a dona-de-casa Adelzuíta Reis Andrade, 60 anos, não passará mais o sofrimento que viveu durante os 22 anos com alagamento em sua casa. “Vi minha casa cair por duas vezes e não aguentava mais este sofrimento; agora vejo a Prefeitura aqui no bairro fazendo essas obras que tanto pedi a Deus, isto é uma benção”, exclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário