BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Alegorias da Flor do Samba homenagearão poetas maranhenses

Penúltima escola a apresentar-se no desfile oficial do carnaval de passarela de São Luís - que terá início nesta segunda-feira, 20, às 21h, no Anel Viário - a Flor do Samba defenderá o enredo “São Luís: A Flor do Maranhão”, com muita criatividade, inovação e efeitos de luz. Desenvolvido pelo diretor de alegorias, João Ewerton, e o diretor de carnaval, Domingos Lopes, o enredo homenageará os poetas maranhenses.
São eles: Gonçalves Dias, José Sarney, Bandeira Tribuzzi, Joaquim Haickel, Nauro Machado, Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Arlete Nogueira da Cruz, Laura Amélia Damous Duailibe e Humberto de Campos, que estão entre os destaques das alegorias da Flor do Samba. Os carros alegóricos foram criados pelo artista plástico João Ewerton e terão efeitos de luz e brilho, inovando o desfile de São Luís.
A Flor do Samba também homenageará outros importantes nomes da cultura maranhense, a exemplo de Dona Teté do Cacuriá e outras personalidades que estão mantidas sobre segredo. A surpresa será revelada somente na última alegoria, o caricato carro alegórico “Baile dos 400 anos”, que fechará o desfile da Flor do Samba. A Escola levará cinco carros alegóricos, que falam das tradições culturais da cidade.
João Ewerton trabalha há mais de 30 anos com alegorias para os carnavais do Maranhão e Rio de Janeiro, onde já conquistou importantes títulos e premiações. Os trabalhos de barracão oportunizam trabalho e renda a 42 jovens e adultos do Desterro, Areinha e região. Pela previsão da Comissão de Carnaval da Prefeitura de São Luís, a Flor do Samba deverá desfilar das 01h às 02h, nas primeiras horas da terça-feira, 21.
A programação desta segunda começará às 18h, com a apresentação dos blocos organizados. Já às 21h, começa o esperado desfile das escolas de samba Mocidade da Cohab, Terrestre do Samba, Império Serrano, Turma de Mangueira, Flor do Samba (01h às 02h), seguida da Favela do Samba. O samba 2012 da Flor é de Gilvan Mocidade, Zé Lopes, Tunai e Oró do Pandeiro. Interprete: Luis Carlos Vovô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário