BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeitura de São Luís intensifica obras de pavimentação e revitalização de vias na capital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está intensificando as obras de pavimentação e revitalização de vias da capital ludovicense neste início de ano. As intervenções, que são executadas diariamente em vários pontos da capital, fazem parte do Plano Macro de Pavimentação e Revitalização lançado pelo prefeito João Castelo em junho de 2011.
O Plano compreende a pavimentação de 56 km na Zona Rural, de 669 vias em bairros espalhados por toda São Luís, obedecendo a um mapeamento que dividiu a cidade em cinco áreas distintas; e a revitalização de grandes avenidas com microrrevestimento e de centenas de ruas de bairros da capital.
Equipes da Semosp trabalham no microrrevestimento asfáltico da Avenida Joaquim Mochel
Paralelo à revitalização das avenidas, a Prefeitura também está trabalhando na construção de vias dentro dos bairros. São 669 ruas novas em 57 bairros, perfazendo 218 Km. As obras foram iniciadas em bairros como Cidade Olímpica, São Raimundo, polo Anil, Conjunto João do Vale, Vila Mauro Fecury I e II, Vila Luizão e Aurora. Estão em execução serviços de microrrevestimento na Avenida Joaquim Mochel, via localizada entre o Itapiracó e o Cohatrac.
Bairros e Zona Rural - Visivelmente contagiada pela felicidade de ver o local onde mora ser beneficiado pelo poder público, a moradora Maria das Dores, que há 15 anos reside no bairro do São Raimundo, disse estar satisfeita com as melhorias. “O prefeito João Castelo veio aqui e disse que mandaria asfaltar as ruas do nosso bairro. Agora ele está cumprindo e estamos bastante felizes por sermos agraciados com esse presente”, afirmou.
Prefeitura de São Luís intensifica pavimentação de ruas do bairro São Raimundo
Já na área da Zona Rural, onde inicialmente seriam executados 56 km de asfalto novo, houve um acréscimo de mais ou menos 15 km, totalizando 70 Km. A área também já conta com mais de 35 km de pavimento concluídos. Já foram beneficiados bairros como a Vila Vitória, Vila Esperança, Vila Primavera, Vila Industrial, Vila Sarney, Residencial 21 de Abril (Maracanã), Avenida São Jerônimo (conhecida como Transrural), Maracanã, povoado Taim, estrada de acesso ao povoado Rio dos Cachorros, Vila Magril, Porto de Caracueira e Tagipuru.
De acordo com o superintende de Obras da Semosp, Roberto Moucherek, as equipes estão intensificando os serviços por conta da proximidade do período chuvoso. “Nossa meta é cumprir todo o planejamento até o aniversário de São Luís”, disse.
Revitalização de avenidas – As grandes avenidas de São Luís estão sendo sinalizadas e, em alguns casos, passaram por drenagem dentro do projeto de revitalização de vias. Já foram recuperadas a Litorânea, Holandeses, Jerônimo de Albuquerque (do elevado da Cohab até o Marcus Center), Colares Moreira, Carlos Cunha, Alfredo Duailibe (em frente ao Pestana), Odorico Amaral de Matos, Castelo Branco, Ana Jansen, Anel Viário ( uma área), a Sambaquis e a Beira-mar (em execução).
“Nossas avenidas estão sendo revitalizadas através de um trabalho de qualidade. A população de São Luís já está trafegando por avenidas mais seguras e com asfalto melhor e sinalização adequada, após a execução do Plano Macro”, enfatizou Moucherek.
Os serviços de revitalização dos principais corredores de tráfego da cidade incluem fresagem do pavimento antigo, que consiste na retirada do antigo pavimento existente em trechos danificados; aplicação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente); reperfilagem (nivelamento dos pontos de depressão); recuperação da drenagem superficial com melhorias de meio-fio; sarjeta e implantação de sarjetões nas passagens d’água em ruas transversais; implantação de drenagem profunda em pontos de alagamento das vias; microrrevestimento com polímero (empregado em alta escala em rodovias federais) e sinalizações, tanto na horizontal quanto na vertical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário