BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Deputados sobrevoam a baía para vistoriar o navio Vale Beijing

Os deputados Léo Cunha (PSC) e Eduardo Braide (PMN), membros da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, visitam na manhã desta sexta-feira (6) o navio Vale Beijing, da empresa STX Pan Ocean, arrendado para a Vale, que se encontra fundeado a 64 quilômetros da costa maranhense. O navio, carregado com 360 mil toneladas de minérios, apresenta rachauras no casco, com risco de vazamento de óleo e minérios.
De helicóptero cedido pela própria empresa STX, os dois parlamentares estão sobrevoando a área onde o navio Vale Beijing se encontra fundeado, a fim de examinar se há ou não possibilidade de derramamento de minérios e óleo, com graves danos ambientais à costa maranhense.
Após o desembarque em São Luís, previsto para às 11h, no hangar da STX, os dois deputados vão prestar informações à imprensa.
O deputado Léo Cunha, que preside a Comissão de Meio Ambiente, havia encaminhado requerimento à Capitania dos Portos no dia 22 de dezembro, pedindo que a autoridade marítima permitisse que os deputados visitassem o navio, que corre risco de afundar no litoral maranhense por conta de uma rachadura em seu casco.
“Estamos muito preocupados com a situação e nem nós e nem a população temos sido informados sobre o que está acontecendo com esse navio”, afirmou o deputado Léo Cunha na última terça-feira (4).
O Vale Beijing apresentou rachaduras no casco exatamente há um mês, quando estava sendo carregado com mais de 360 mil toneladas de minério de ferro no porto da Ponta da Madeira, em São Luís. Em um primeiro momento o navio foi rebocado para uma posição na entrada do canal, a 11 quilômetros de distância do porto. Após tentativas fracassadas de retirar parte das sete mil toneladas de combustível com que esta carregado, o navio foi novamente rebocado. Dessa vez, para uma posição em alto mar, a 64 quilômetros da costa maranhense.
Há poucas informações sobre as dimensões das rachaduras no casco do navio, que fazia sua viagem inaugural. Em nota, a STX Pan Ocean, dona da embarcação, que está arrendada para a Vale por 25 anos, informou apenas que “grande plano de ação de reparos está sendo realizado”, sem, no entanto dar mais detalhes sobre o que está sendo feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário