BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campanha de atualização de cadernetas de vacinação começa neste sábado

O objetivo é cumprir o calendário vacinal de crianças menores de 5 anos.
SÃO LUÍS – Será realizado, a partir deste sábado (24), a campanha de atualização de cadernetas de vacinação em todo o Brasil. O objetivo é cumprir o calendário vacinal de crianças menores de 5 anos.
A campanha ocorrerá até o dia 30 de agosto, sendo que neste sábado (24), será o dia D da vacinação. No Maranhão, vários postos de imunização serão instalados em locais de grande concentração para atender a demanda. A intenção é vacinar, de forma seletiva, crianças de até 4 anos e 11meses, levando em consideração as informações da caderneta de cada criança.
Para ser beneficiada pela campanha, a criança deverá ser levada pelo pai ou pessoa responsável, com o cartão ou caderneta de vacinação, até o posto para que esta seja avaliada pelos profissionais de saúde e, só então, será feita a atualização de vacinas.
Segundo a Chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveniveis, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maria Helena de Almeida, todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estarão disponíveis para a ação.
“Estarão disponíveis nos postos vacinas BCG, vacina contra hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), entre outras de forma a contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis no Estado”, disse Maria Helena de Almeida.
No entanto ela reitera que, por se tratar de uma atualização, nem todas as vacinas serão administradas devido a uma triagem feita mediante dados contidos na caderneta pessoal da criança. “A vacinação será seletiva, e por isso a apresentação do histórico de imunização da criança na carteira é muito importante para que ela tome apenas aquelas vacinas que realmente necessite”.
Além de proteger as crianças contra diversas doenças, a multivacinação possibilitará melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios do Maranhão, e contribuir com a redução da incidência das doenças imunopreveníveis.
O dia Nacional de Mobilização as vacinas, que ocorrerá no sábado, contará, aproximadamente, em todo o Estado com 980 postos de vacinação sendo 69 só na capital; 6.400 pessoas envolvidas na campanha, e cerca de 623 veículos para suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário