BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 24 de abril de 2013

MPF investiga crimes de agiotagem no Maranhão


SÃO LUÍS – As investigações sobre o caso da quadrilha de agiotas apontam que 41 municípios do Maranhão estão envolvidos nas fraudes desta quadrilha. O ministério Público Federal no Maranhão, em conjunto com a polícia federal, está investigando 34 dos 41 municípios envolvidos. A quadrilha, comandada por Gláucio Alencar, foi denunciada pelo jornalista Décio Sá e teria sido esta denúncia o motivo do assassinato do jornalista, no dia 23 de abril do ano passado.


Segundo procurador da República, Juraci Guimarães Filho, dez procuradores da área criminal estão atuando preferencialmente nas investigações deste caso para que esta responsabilidade criminal seja concluída. “Estamos junto com o poder judiciário do Maranhão, compartilhando as provas do processo para investigarmos juntos. São crimes contra a administração pública, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade de documentos. Um conjunto de crimes que precisam ser punidos e o Ministério Público Federal espera que essa investigação seja concluída com a condenação dessas pessoas e afastamento do próximo pleito eleitoral. Com a constatação do crime é proposta uma ação cuja finalidade é a condenação dos culpados e a devolução dos recursos desviados”, destaca o procurador.


Sobre a demora do afastamento da administração municipal e mesmo a punição dos envolvidos, o procurador afirma que “os agentes políticos possuem ‘furo privilegiado’, de acordo com a nossa legislação, e isto acaba sendo um empecilho para a efetividade da jurisdição, pois impede a efetividade maior do combate à corrupção e improbidade administrativa”, informou Juraci Filho.


Veja abaixo, a lista dos 41 municípios investigados por envolvimento com agiotagem


São Luís
Paço do Lumiar
Apicum-Açu
Arari
Bacabal
Brejo
Cajapió
Candido Mendes
Cantanhede
Caxias
Coelho Neto
Cururupu
Dom Pedro
Lago Verde
Lagoa Grande
Magalhães de Almeida
Marajá do Sena
Mirador
Miranda do Norte
Mirinzal
Nina Rodrigues
Pastos Bons
Paulo Ramos
Penalva
Pindaré Mirim
Pinheiro
Rosário
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São Francisco do Brejão
São João do Sóter
Serrano do Maranhão
Sucupira do Riachão
Timon
Turilândia
Tutóia
Urbano Santos
Vargem Grande
Zé Doca

Nenhum comentário:

Postar um comentário