BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 2 de abril de 2013

Barreiras eletrônicas registraram 10 mil multas em dois meses

Durante o mês de janeiro equipamentos ficaram desativados e voltaram a funcionar em fevereiro com a reativação do contrato.
.
Com o retorno do funcionamento das barreiras eletrônicas em São Luís desde fevereiro, multas por excesso de velocidade voltaram a ser aplicadas. Em janeiro, quando os equipamentos estavam desativados, foi registrada somente uma infração do tipo. Em fevereiro e março, somam-se 10.049 registros. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Na manhã de ontem, a barreira eletrônica localizada na Avenida Vitorino Freire, na Areinha, não estava registrando a velocidade dos veículos que trafegavam pela faixa da esquerda.
As barreiras foram religadas no dia 25 de janeiro. Na ocasião, a Prefeitura de São Luís explicou que o processo de reativação do contrato do serviço de fiscalização eletrônica havia sido retomado. Os equipamentos estavam desativados pelo menos desde dezembro do ano passado.
Sob pena de multa, elas têm por função fazer com que os motoristas a reduzam a velocidade. Existem 15 aparelhos instalados na cidade. Os equipamentos fazem o monitoramento do trânsito em nove das principais avenidas da capital maranhense – avenidas Jerônimo de Albuquerque, Carlos Cunha, Casemiro Junior, Edson Brandão, dos Holandeses, dos Africanos, São Sebastião e Senador Vitorino Freire. A barreira eletrônica localizada na Avenida Casemiro Junior, no Cutim-Anil, próximo ao Colégio Educator, ainda está desativada.
A velocidade máxima permitida ao passar por uma barreira eletrônica é de 40 km/h. O aparelho registra a velocidade por meio de sensores instalados sob o asfalto (laços indutivos). Esses dispositivos captam a presença da massa metálica do veículo. O equipamento mede o tempo que o veículo demora a passar do primeiro sensor até o segundo sensor, obtendo assim o cálculo da velocidade, que é mostrado ao condutor de cada faixa de tráfego em um painel de leds.
Leia mais na edição on-line de O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário