BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bacabal comemora 93 anos de emancipação política

BACABAL - Município completa, nesta quarta-feira (17), 93 anos de emancipação política. Distante 236 km da capital, São Luís, foi criada pela Lei Estadual nº 932, com território desmembrado de São Luiz Gonzaga. A instalação ocorreu a 7 de setembro do mesmo ano. Seu topônimo, Bacabal, deveu-se à grande quantidade de bacaba (coco selvagem) existente na localidade quando de sua fundação.

Pela programação oficial em comemoração a data, as festividades começaram desde o dia 11 de abril com a apresentação do "Cinearte Sarau" que teve patrocínio cultural da Petrobras e do governo federal. Dia 12 de abril, ocorreu o desfile da rede municipal para escolha da farda oficial, entrega de netbooks a alunos de duas unidades escolares, apresentação da orquestra Estrela da Serra e o lançamento do coral municipal Maria Veloso. Dia 13 de abril, houve a palestra sobre a conscientização da violência doméstica, missa com a comunidade do Alto Bandeirante e peça teatral "Bacabal nos braços dos artistas" no Cefran. No dia 15 de abril, entrega da reforma do posto de saúde da Cohab I. No dia 16, ocorreu a reabertura do Centro de Especialidades Dr. Coelho Dias e, à noite, no Centro Cultural, shows gospel com as bandas Identidade Cristã, Marcos Felipe e encerrando com Felipão ex-forró moral.

Hoje, dia do aniversário, está programado as 6h, a alvorada e, em seguida, caminha "Mulher sem Violência", solenidade em comemoração em frente à prefeitura, gincana cultural, reinauguração da escola de música Almir Garcez Assai, inauguração do prédio da Secretaria de Educação, entrega da sede provisória do Corpo de Bombeiros, inaugurações da sede da Secretaria de Cultura e restaurante popular, abertura dos programas de assistência social, entrega do certificado do Pronatec, premiação da Copa Interbairros e, para finalizar, shows amigos da terra, Grupo Maracangalha, Perboire, Marcos Maranhão, Paul de Anca, Yudson Cássio e bandas de forró convidadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário