BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Criminosos invadem mais uma escola em São Luís

A Unidade de Ensino Básico Darcy Ribeiro, situada a Avenida dos Africanos, no Sacavém, é mais uma escola da rede municipal ludovicense a ser alvo de vandalismo. Mais de dez escolas municipais foram atacadas nos últimos três meses na Grande Ilha. Uma delas – a Roseno de Jesus Mendes, na Vila Janaína – foi incendiada, na madrugada do último dia 18, pelos criminosos. O ataque na Darcy Ribeiro – o quarto num só mês – ocorreu na madrugada de segunda-feira (31). Foram oito invasões durante todo o ano de 2012.
Nessa recente investida, os criminosos entraram pelo teto, destruindo parte do telhado e do forro, e roubaram a merenda escolar e aparelhos eletrônicos (TV, DVD e computadores). O bando levou ainda documentos com informações dos alunos, instrumentos musicais, material esportivo, ventiladores, e por fim derramaram o leite em pó que estava armazenado na cantina na sala da Direção.

Armários foram arrombados e tudo foi revirado na escola
Aulas suspensas – Em decorrência dos atos de vandalismo, os professores decidiram manter as aulas suspensas até que medidas de segurança sejam tomadas.
Segundo uma das representantes da comissão de professores, Luzia Silva, toda a comunidade escolar está preocupada com a situação de insegurança dentro da escola.
Ela disse que há dois meses o vigia da unidade abandonou o posto depois de passar seis meses sem receber salários. “A gestão anterior da Prefeitura também atrasou os salários de dezembro dos professores. Estamos aguardando somente a diplomação dos novos secretários para assim sabermos a quem nos direcionar, já que os telefones da Secretaria Municipal de Educação (Semed) não atendem. Hoje, todos os trabalhadores da escola estão com a segurança e a integridade física ameaçadas”, afirmou a professora.
Luzia relatou que, por determinação da Semed, as aulas haviam sido suspensas no último dia 17, para um breve recesso, e o retorno das atividades estava marcado para ontem (2).

Os criminosos entraram na escola pelo telhado
Porém, em decorrência dos constantes ataques que a unidade tem sofrido, sem que haja nenhuma solução para o problema, os professores decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado, até que os órgãos públicos se manifestem.
“A Semed, mesmo sabendo dos fatos, não fez nada para tentar resolver a questão. Já o Comando da PM afirma que a ronda ostensiva foi intensificada aqui perto da escola, mas isso não acontece. A polícia só aparece depois do ‘caldo derramado’. A promotoria da Educação também foi comunicada sobre os ataques nas escolas de um modo geral, mas ainda não se posicionou. Infelizmente estamos à mercê da marginalidade e não sabemos mais a quem recorrer. Os pais já nem estão mais mandando os filhos para a escola, com medo da ação desses vândalos. Portanto, o ano letivo de 2012, que estava previsto para encerrar em fevereiro, agora segue indefinido”, declarou Luzia Silva.
De acordo com o 2º sargento Gusmão, do 9º Batalhão de Polícia Militar, que esteve na Darcy Ribeiro a fim de avaliar os prejuízos e colher informações, a polícia tem realizado várias ações no sentido de combater a criminalidade na área do Sacavém, que é considerada de risco. Ele disse que as investigações e a perícia estão a cargo do 2º Distrito Policial (João Paulo), responsável pela área.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) informou, no último dia 19, a um site de notícias, por meio de Promotoria de Educação, que está tomando providências quanto à situação de insegurança nas escolas da rede municipal de São Luís. O promotor Paulo Avelar chamou a atenção para a necessidade de policiamento mais ostensivo, a fim de evitar a ação dos vândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário