BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Governo do MA promove virada sustentável na Lagoa da Jansenl




A Corrida da Virada será em volta da Lagoa da Jansen, com largada em frente à Praia da Ponta D%u2019Areia (SEMA/DIVULGAÇÃO)
A Corrida da Virada será em volta da Lagoa da Jansen, com largada em frente à Praia da Ponta D%u2019Areia
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) vai realizar, na Lagoa da Jansen, em São Luís, a "1ª Virada Sustentável do Maranhão". O evento terá início amanhã pela manhã e será encerrado no final da manhã de domingo. O local escolhido é a Praça José Chagas (Praça Pano de Barco), Lagoa da Jansen, em frente à Praia da Ponta D’Areia. Trata-se de uma campanha educativa difusa e, ao mesmo tempo, de um evento cultural-esportivo que terá mais de 24 horas de duração, com a realização de atividades ambientais, culturais e esportivas. O objetivo do evento é possibilitar à população e as diversas instituições convidadas a reflexão sobre a necessidade de ações da sociedade civil, dos poderes públicos, das entidades não-governamentais e da iniciativa privada voltadas à sustentabilidade. 

O evento possibilitará também a vivência e a troca de saberes sobre práticas e tecnologias adequadas do ponto de vista ambiental, inclusive econômica e socialmente saudáveis, ao mesmo tempo em que contribuirá para o reconhecimento da cultura local e para a ampliação da consciência sustentável e participativa. A Lagoa da Jansen foi escolhida para receber o evento pelas belezas cênica e ambiental e, principalmente, pelo fato de sua área ter passado a ser uma Área de Proteção Ambiental de acordo com o decreto estadual que classificou o local como Área de Proteção Ambiental da Lagoa da Jansen, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, no dia 14 de novembro de 2012.

Arte, esporte e lazer
Será um fim de semana inteiro de atividades e diversão: oficinas de produtos artesanais e de recicláveis, palestras, exposição, apresentações artísticas, exibição de filmes e vídeos, teatro, torneios de futsal, vôlei, basquete, corrida, ‘cãominhada’, corrida infantil, feira de economia solidária e terapias holísticas. Entre as atrações musicais destacam-se os shows, amanhã, da cantora Flávia Bittencourt e da Tribo de Jah, que inclusive, fará o primeiro registro em cd de uma apresentação ‘ao vivo’ da banda que comemora 27 anos de carreira buscando uma reaproximação com o público maranhense.

Durante todo o evento, mensagens difusas, em forma de campanhas e mensagens, serão destinadas ao grande público no intervalo das atividades culturais. Além disso, serão realizadas oficinas que promoverão diálogos sobre consumo consciente, formas de geração de renda a partir de material reciclado e palestras abordando temas ambientais contemporâneos de interesse do grande público. Sempre procurando expressar a diversidade de possibilidades, mensagens e saberes necessários a um grande pacto pela sustentabilidade. Nesse sentido, as atividades esportivas reforçarão a interação saudável, a prática de esportes em lugares públicos e o cuidado para com o primeiro ambiente de um ser humano, que é o próprio corpo.

A programação cultural também segue a mesma linha. Foi pensada para reforçar a identidade maranhense, promover o resgate histórico e incentivar às múltiplas interações criativas que fortalecem os territórios onde ocorrem, contribuindo para sociedades mais justas, solidárias e sustentáveis. 

Durante o Viva Maranhão Sustentável - uma virada de consciência, todos serão convidados a repensar o futuro, mudar atitudes, valorizar e ressignificar olhares, saberes e sentimentos para a conservação do patrimônio humano, natural e cultural do Maranhão.No domingo das 6h às 9h30, será realizada a Corrida da Virada. Serão 5,7 quilômetros em volta da Lagoa da Jansen, com largada em frente à Praia da Ponta D’Areia. A programação detalhada, a ficha de inscrição para as diversas atividades e todas as informações sobre o evento já estão disponíveis no site da Sema no endereço: www.sema.ma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário