BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aos 104 anos, morre o arquiteto Oscar Niemeyer

A praça Maria Aragão, em São Luís, foi um dos grandes projetos elaborados pelo arquiteto.

Foto: Reprodução/ Divulgação
SÃO PAULO – O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu na noite desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro. O renomado arquiteto estava internado desde o dia 2 de novembro, quando voltou a ser internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, para uma bateria de exames.
Ainda nesta quarta, o boletim médico do hospital informou que Oscar Niemeyer, que respirava com a ajuda de aparelhos, tinha piorado o seu quadro clínico.
Tratamento médico
Oscar Niemeyer foi internado com um quadro de desidratação. No dia 17 de novembro, passou por uma piora na função renal e sofreu uma hemorragia digestiva, controlada pelos médicos. No dia 19, teve um novo episódio de hemorragia digestiva, onde os médicos constataram um agravamento no seu estado de saúde. No dia 26, o arquiteto apresentou uma discreta melhora. Porém, desde a terça-feira (4) o seu estado teria piorado.
Morte de filha
No dia 6 de junho deste ano, Anna Maria Niemeyer, filha única do arquiteto faleceu em consequência de um enfisema pulmonar, aos 82 anos.
A assessora da família, na ocasião, explicou que o arquiteto e a filha eram muito próximos e eles costumavam conversar todas as noites.
Histórico
Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, o arquiteto concebeu mais de 600 projetos arquitetônicos por todo o mundo. Oscar Niemeyer revolucionou a arquitetura moderna com curvas sensuais.
Um dos seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília.
São Luís
A praça Maria Aragão, que foi uma das obras do arquiteto no nordeste brasileiro, foi uma homenagem à médica Maria Aragão, que foi amiga pessoal de Oscar Niemeyer.
104 anos
Na comemoração dos seus 104 anos, Oscar Niemeyer decidiu fazer o que mais gostava: trabalhou em seu ateliê de janelas amplas diante da praia de Copacabana. O arquiteto faria 105 anos, na próxima semana, no dia 15 de dezembro.
Velório
O corpo de Oscar Niemeyer será levado até Brasília nesta quinta-feira (6), para ser velado no Palácio do Planalto. Após o velório na capital federal, o corpo do arquiteto retornará ao Rio de Janeiro, onde será velado no Palácio da Cidade.
O enterro está previsto para a tarde de sexta-feira (7), no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário