BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Matadouro público de Itapecuru continua sem cumprir normas da vigilância sanitária

Denúncia leva o Itapecuru Notícias, mais uma vez, ao matadouro público do município para constatar que as irregularidades continuam.
Interditado pela vigilância sanitária estadual em 2008 por estar fora das normas sanitárias exigidas para estabelecimentos do género em todo o país, o matadouro municipal de Itapecuru é o exemplo de não se deve brincar com a saúde pública.
Após a interdição em 2008 a prefeitura conseguiu verba junto ao governo federal para construir um novo local de abate de animais para consumo humano, mas até agora o novo matadouro não foi inaugurado. Mesmo tendo havido licitações para compra de equipamentos como balcão frigorífico, mesa para corte de carne e refrigeradores.
Vísceras expostas, sangue ao relento, magarefes sem protecção adequada, abate feito sem qualquer higiene, carne espalhada pelo chão e restos jogados a céu aberto. O Itapecuru Notícias fez denúncia formal ao Ministério Público do Maranhão e nunca recebeu sequer um comunicado.
Nossa equipe flagrou a existência de crianças, sem vestimenta adequada, trabalhando no local.  Além do abate em condições fora dos padrões, o transporte também é feito de maneira irregular. Não há um caminhão-baú refrigerado, como exige a lei, isso quando não se transporta em carrocerias abertas expondo a carne que servirá para consumo a todo os tipos de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário