BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mais um assalto – Onda de violência em Araioses deixa a população em pânico





Comercial Coutinho em João Peres/ Araioses MA



Ontem (30) por volta das 11 horas da manhã tinha, como sempre, um bom número de clientes no Comercial Coutinho em João Peres. Idenil Coutinho, o proprietário do estabelecimento comercial, atendia a todos com habitual atenção quando dois elementos adentraram no recinto. Ambos tinham descido de uma moto FAN preta e sem tirar os capacetes iniciaram o segundo assalto dentro de um prazo de trinta dias no mesmo local.
Enquanto um deles apontava a arma para os clientes que faziam suas compras dizia a eles que o primeiro que botasse o pé na calçada ali mesmo ficava.  O segundo pegou Idenil pelo braço dizendo que era um assalto e que ele entregasse logo o dinheiro, pois ele sabia que tinha e não era pouco. “Ta me tirando de besta” disse o bandido alegando que na vez anterior ele não tinha levado todo o dinheiro que tinha.
Para Idenil foram momentos difíceis. Ainda hoje era possível ver seu estado de desespero e impotência diante de uma situação que ele não sabe como evitar. O bandido o arrastou para dentro do cômodo, onde estava o cofre, chutando portas e quebrando tudo. Como Idenil dizia que não havia dinheiro ele deu um tiro nos pés dele e o ameaçou de morte.
Nesse momento Dona Francisca, empregada doméstica da casa chegou a passar mal diante da violência que ela nunca imaginou que um dia teria que enfrentar. Não houve jeito e Idenil entregou todo o dinheiro que tinha: cerca de 14 mil reais aos bandidos. Era dinheiro para pagar fornecedores, boletos bancários e outras despesas.
Nessa hora Idenil estava só com seus funcionários, uma vez que seus dois filhos estavam trabalhando em outras localidades. Ele disse ao blog que o bandido que lhe assaltou ontem era o mesmo que lhe assaltou dia 28 de setembro, quando lhe foi levado cerca de 3500 reais. Quem não era a mesma pessoa  era o parceiro dele e a moto, pois naquela data foi usada uma TITAN azul.
O parceiro do primeiro assalto é um cara magro, queixudo e moreno escuro. O de ontem é baixo, moreno escuro e entroncado. O assaltante que esteve nas duas vezes, o que pegou o dinheiro de Idenil é de média altura, forte, moreno claro e tem olhos grandes. Um dos policiais que esteve no local, minutos depois, disse que ele pode ser um elemento conhecido como Carlinhos dos Oião.
Depois do assalto os bandidos ainda atiraram nos pneus da Hilux de Idenil e tomaram a direção de Água Fria. Os policiais PM: Capitão Josenir, Sargento Barros e o Cabo R. Costa ainda fizeram umas buscas na região, mas não conseguiram nenhuma pistas dos bandidos.
Falta de segurança preocupa a população
A situação de insegurança que reina em Araioses está deixando a população em estado de pânico. Os assaltos estão ocorrendo quase todos os dias. Ainda hoje uma senhora que mora em João Peres foi assaltada em pleno meio dia, na Av. Paulo Ramos, principal artéria de trânsito da cidade, em frete a uma funerária a menos de 100 metros do Banco do Brasil, de onde ela tinha acabado de sacar um dinheiro.
O Posto Bacanga que fica em Placa de Araioses, distante 25 km da cidade já foi assaltado mais de 10 vezes nos últimos anos. A Casa Lotérica da cidade também foi assaltada recentemente e não foi a primeira vez. Poucos dias atrás foi assaltada a Farmácia Nossa senhora da Conceição, no bairro Conceição, principal centro comercial da cidade.
O medo das pessoas com essa onda de violência tem razão de ser. Ela sabe que está abandonada pelas autoridades estaduais que tem a obrigação de colocar um policiamento capaz de enfrentar os bandidos. Em Araioses é uma vergonha esse setor. A cidade tem apenas dois policiais para por no plantão de um dia. A situação atual exige pelo menos vinte e pelo menos três viaturas. Só existe uma atualmente.
Idenil Coutinho disse que vai fechar as portas de seu comercio por um tempo. Segundo ele do jeito que ta não dar nem para pagar as contas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário