BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Identificados suspeitos de envolvimento em chacina

SÃO LUÍS - Cinco homens foram assassinados da noite de quarta-feira (10) à manhã de ontem, vítimas da guerra do tráfico de drogas, na Região Metropolitana de São Luís. A primeira ocorrência foi caracterizada como uma chacina, no bairro São Raimundo, onde três suspeitos de serem "gerentes de bocas de fumo", na localidade, foram executados a tiros, segundo a Polícia Militar, por ordem de um traficante que está preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O crime, ainda de acordo com a PM, foi praticado por volta das 22h, por cerca de oito homens encapuzados e fortemente armados, que cercaram as vítimas em duas ruas paralelas, no bairro. Francisco das Chagas Pereira, conhecido como Chiquinho, de 30 anos, foi o primeiro a ser morto, na Rua 30, com seis tiros. Na sequência, os assassinos seguiram para a Rua 32, onde encontraram Nilton César Souza Aguiar, o Caranguejo, de 40 anos, que foi assassinato com um tiro no olho.

No mesmo endereço, os traficantes mataram Maciel Rodrigues Amaral, o Negão, de 30 anos. Este último foi alvejado com 10 tiros, pois, segundo a polícia, seria o principal alvo dos "justiceiros do tráfico", por estar tomando as bocas de fumo do maior traficante de drogas da área da Vila Cotia, Mauro Alves, que atualmente cumpre pena em Pedrinhas. Para a polícia, este teria sido o mandante da chacina, devido ao "recado" deixado pelos matadores.

"Testemunhas afirmam que enquanto os executores caçavam e matavam as vítimas, falavam em voz alta: "A gente veio recuperar todas as bocas de fumo aqui da área que vocês pensavam que iam tomar!". A polícia suspeita de que a ordem do crime tenha partido de Mauro Alves, justamente porque ele sempre comandou o tráfico de drogas naquela localidade", revelou o comandante do Policiamento Metropolitano da capital, coronel Jeferson Teles.

Confirmada - A suspeição levantada pela PM foi confirmada no início da tarde de ontem, com a identificação de um dos autores da chacina, coincidência ou não, filho do traficante preso em Pedrinhas, Mauro Campos Alves Neto, o Maurinho, de 19 anos. Ele chegou a ser avistado por policiais em viaturas do Esquadrão Águia (EA) da PM e da Delegacia de Homicídios (DH), mas conseguiu escapar da prisão, pulando os quintais de casas vizinhas.

Na casa do traficante, a Polícia Civil apreendeu apenas a sua carteira de identidade, mas conseguiu identificar pelo menos outros três integrantes do grupo de extermínio. "Participaram da chacina os traficantes Drogba, Tablet e Esquilo. Todos integram a facção criminosa comandada de dentro de Pedrinhas pelo traficante Mauro, e por outros dois, Badeco e Louro Cobra. Estes detentos não se conformam com o fato de um traficante rival, conhecido como Caco, ter se apossado das bocas de fumo daquela área", explicou o delegado Guilherme Sousa Filho.

Logo nas primeiras horas de investigação, a DH constatou que outras três pessoas ligadas ao bando atacado durante a noite, saíram feridas da chacina, no São Raimundo. "Etevaldo Mendes Costa Filho, conhecido como Tabaco, foi baleado de raspão no pescoço. Outro ferido a bala foi Carlos Júnior Pinto, o Júnior, atingido na perna. Testemunhas contam que todos foram obrigados a se ajoelhar antes de serem baleados", completou o delegado Sousa Filho.

Outras mortes -,/B> No início da manhã de ontem, o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado estrangulado e com 15 perfurações de faca, às margens de uma rua de terra batida, próxima ao Loteamento Bacabal, no bairro Miritiua, município de São José de Ribamar. Policiais militares do 6º Batalhão informaram que testemunhas disseram ter visto a vítima ser deixada por pessoas que conduziam uma carroça.

"Nenhum morador aqui da região diz conhecer a vítima. Alguns, no entanto, afirmam apenas que viram o corpo ser retirado de cima da carroça em um colchão, que também se encontra ao lado do cadáver. São muitas perfurações de faca. A perícia já constatou também que a vítima foi estrangulada, pois há uma marca de corda no pescoço", disse o cabo Lusinaldo.

Por volta das 13h30 de ontem, outra execução sumária foi registrada na capital, desta vez no bairro Sol e Mar. A vítima foi Samuel Lopes Pereira, de 22 anos, morador da Avenida Principal, onde sua família mantém um estabelecimento comercial, o Bar Point dos Motoqueiros. "A vítima estava sentada, ao lado de uma mesa de sinuca, quando o assassino se aproximou e efetuou dois disparos na sua cabeça", disse o tenente Barros, do 8º BPM.

Segundo informações colhidas no local do crime, o assassino seria um traficante conhecido apenas como Rob Gol, que, antes de fugir, ainda baleou na garganta o pai da vítima.

Segundo a polícia, a guerra do tráfico na área do Conjunto São Raimundo, nas Ruas 30, 31 e 32, se instalou porque a localidade é uma região fronteiriça com os bairros Vila Cotia e Vila Ayrton Senna, há muito dominados pelo traficante Mauro Alves. Ontem, após as buscas para tentar prender os matadores na área de conflito, a Delegacia de Homicídios (DH) representou pela prisão preventiva de todos os citados e reconhecidos como responsáveis pela chacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário