BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Secretaria de Segurança Pública inaugura sistema de videomonitoramento


 (NEIDSON MOREIRA/OIMP/D.A PRESS)
Na tarde de ontem o sistema de segurança de videomonitoramento foi lançado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na Vila Palmeira, com a presença da governadora Roseana Sarney e o secretário de segurança pública, Aluísio Mendes.

O sistema é formado por 100 câmeras capazes de detectar pequenos sinais na movimentação das principais avenidas da capital. Durante 24 horas as imagens da cidade serão monitoradas por 68 operadores da Polícia Militar. Se o operador detectar alguma atitude suspeita, viaturas serão deslocadas para o local monitorado.

Um outro serviço incluído no novo sistema de segurança, é o controle instalado em postes da avenida monitorada. A vítima que corre perigo ou foi assaltada poderá acionar a polícia apertando um botão vermelho em uma câmera embutida que permitirá conversar com o operador de plantão.
Segundo o secretário Aluísio Mendes, o serviço já foi instalado em outras capitais e observou-se redução nos índices de criminalidade. "Com este sistema aliado ao trabalho de policiamento, tenho certeza de que a criminalidade será melhor combatida na capital. É uma inovação já testada em outras capitais, que deu certo e sem dúvida, é ágil e eficaz", explicou o secretário.

O sistema já está em funcionamento na Avenida Guajajaras (do Aeroporto Marechal Cunha Machado até a região da Cohab); Avenida dos Franceses (do Terminal Rodoviário até as proximidades do Caratatiua); Av. Guaxenduba (passando pela Casemiro Júnior até a Santos Dumont); na Avenida dos Holandeses; e ainda Avenida Litorânea e a área da Lagoa da Jansen. O videomonitoramento será instalado ainda em bairros com incidência de casos de criminalidade, como Areinha, Coroadinho, Vila Embratel, Cidade Olímpica e Cidade Operária até o ano de 2013.

A governadora Roseana Sarney em seu discurso anunciou que até outubro será lançado o edital de concurso público para a Segurança do estado com mais 2.500 vagas para policiais militares, civis e bombeiros e ainda afirmou que foram investidos nesta primeira etapa R$ 19 milhões no sistema de vídeomonitoramento. "Até o mês de outubro o maior concurso do Maranhão no setor de segurança pública será lançado para ajudar a resolver o problema da criminalidade. Precisamos ter um aumento no efetivo, e com relação ao videomonitoramento, a meta do governo é instalar mais 200 câmeras em bairros que apresentam elevados índices de criminalidade até 2013", afirmou Roseana Sarney.

A SSP distribuiu ao efetivo atual quatro mil pistolas, 360 coletes, 250 novas viaturas; e até fevereiro do próximo ano serão entregues mais 250 viaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário